Brasil

Vendas no varejo crescem 0,6% em setembro, acima do esperado, diz IBGE

Dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Por Da Redação
Ás

Vendas no varejo crescem 0,6% em setembro, acima do esperado, diz IBGE

Foto: José Cruz/Agência Brasil

As vendas do varejo brasileiro aumentaram 0,6% em setembro em relação a julho de 2023, após uma pequena queda de 0,1% no mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o volume de vendas cresceu 3,3%. Já se verificado as vendas em apenas em 2023, o setor acumula alta de 1,8% no ano e avanço de 1,7% em 12 meses.

O resultado veio acima do esperado pelo mercado, que esperava uma variação estável na comparação mensal, e alta de 2,5% na comparação anual.

Segundo o IBGE, apenas três das oito atividades analisadas no varejo restrito ficaram no campo positivo no mês: Móveis e Eletrodomésticos (2,1%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,6%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (0,4%).

O setor de hiper e supermercados exerceu o maior impacto sobre o resultado positivo do varejo em setembro e está 9,1% acima do patamar pré-pandemia.

Já as cinco atividades que apresentaram variações negativas em setembro foram Combustíveis e lubrificantes (-1,7%), Tecidos, vestuário e calçados (-1,1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,1%).

O setor de combustíveis e lubrificantes tem o segundo maior peso no varejo e a queda da atividade veio após dois meses seguidos no campo positivo. No varejo ampliado, o setor de Veículo e motos, partes e peças recuou 0,9% e o de Material de construção caiu 2,0%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário