Vendendo pouco, Volkswagen Atlas 2024 ganha pacote Basecamp nos EUA
SUV ganha novo kit de acessórios para alavancar vendas

O Volkswagen Atlas não é nenhum sucesso de vendas no maior mercado de carros no mundo. Lançado em 2018, mesmo após diversas modificações ele vende menos que o Tiguan mexicano, menos que o Taos, menos até que o ID.4 elétrico. E a Volkswagen se mexe mais uma vez para mudar esse cenário ao lançar o kit "Basecamp" para o Atlas Sport Coupé.
Trata-se de um body kit desenvolvido pela AirDesign que inclui novos acabamentos para os para-choques, friso lateral inferior e rodas "Fifteen 52" de estilo off road nas cores grafite ou preto.
No entanto, o kit não pode ser adquirido se o cliente comprar o Volkswagen Atlas R-Line ou Peak Edition pois as peças de acabamento seriam incompatíveis com a novidade. Também está disponível o engate para facilitar o transporte de pequenas carretas, comuns no cotidiano do público norteamericano que gosta de acampar.
O kit Basecamp para o Atlas custa US$ 2.774 (cerca de R$ 14.280) e as rodas custam US$ 315, cerca de R$ 1600. O Atlas custa US$ 37,7 mil, cerca de R$ 200 mil em valores puramente convertidos. O Atlas é oferecido com motor 2.0 turbo de 296cv e 37kgfm de torque. O motor VR6 deixa de ser oferecido.
Mas o Volkswagen Atlas está longe de ser um modelo de sucesso em seu país de origem. Hoje o Atlas ocupa a 55ª posição entre o ranking de SUVs que tem como líderes o Toyota RAV 4, Tesla Model Y e Honda CR-V que vendem acima das 30 mil unidades por mês. Hoje o Atlas ainda vende menos que recém-lançado Taos, o Tiguan e até menos que o ID.4 elétrico. No mês passado suas vendas ficaram em torno das 2.900 unidades no mercado norteamericano.