Mundo

Venezuela anuncia referendo para anexar território da Guiana

Países disputam território, rico em recursos naturais, da Guiana Essequiba

Por Da Redação
Ás

Venezuela anuncia referendo para anexar território da Guiana

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que fará um referendo consultivo para anexar uma região da Guiana à Venezuela. Os países disputam o território onde, atualmente, fica a Guiana Essequiba, rica em recursos naturais. A região representa mais da metade da área da Guiana.

Em uma postagem no X, (antigo Twitter), Maduro afirmou que o referendo acontecerá no dia 3 de dezembro. “O nosso povo decidirá democraticamente o seu futuro e destino. Em um dia que convoca a todos nós, para além das diferenças, pela defesa territorial e pelo respeito pela nossa soberania". O governo da Guiana afirmou em um comunicado que a anexação da região pela Venezuela seria um crime internacional e rejeitou o que chamou de “tentativa de enfraquecer a integridade territorial do Estado soberano da Guiana".

O ministro das Relações Exteriores da Guiana, Hugh Todd, chamou a Venezuela de “tirana” e acusou o governo de Nicolás Maduro de não respeitar tratados e acordos internacionais. A Guiana entrou com uma ação no Tribunal Internacional de Justiça para barrar a realização do referendo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário