Mundo

Venezuela aprova anexação de território da Guiana

Referendo realizado no domingo (3) contou com a participação de mais de dez milhões de eleitores

Por Da Redação
Ás

Venezuela aprova anexação de território da Guiana

Foto: Mariela Lopez/Anadolu via Getty Images

Os eleitores da Venezuela decidiram, durante um referendo realizado no domingo (3), que o governo deve reivindicar dois terços de um território da Guiana. Conhecido como Essequibo, a região possui grandes riquezas minerais e uma saída direta para o mar.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela apontou que mais de dez milhões de pessoas votaram, em um total de 20 milhões de eleitores. Foram 12 horas de votação.

Tema polêmico

Há anos, a Venezuela reivindica parte do território que engloba dois terços da Guiana. A área, de acordo com especialistas, representa todo o estado do Ceará. O país argumenta que o local foi “roubado”, quando a fronteira foi traçada, há mais de um século.

Na sexta-feira (1), a Corte Internacional de Justiça (CIJ) decidiu que a Venezuela não deveria interferir no governo da Guiana. Apesar do pedido da Guiana para proibir o referendo, o Tribunal de Haia permitiu que as cinco perguntas fossem feitas.

A Guiana, por sua vez, único país de língua inglesa na América do Sul, reitera que o acordo de 1899 é o que vale até hoje.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário