Período de calor atípico fora do verão atinge pico neste fim de semana em algumas regiões do país
Temperaturas acima da média e risco de incêndios preocupam Centro-Oeste e Norte

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O terceiro “veranico” (período de calor atípico fora do verão, quando as temperaturas ficam muito acima da média) de 2025, iniciado na última quarta-feira (20), deve alcançar seu ponto máximo neste fim de semana, com temperaturas muito acima da média em diversas regiões do país. Áreas do Centro-Oeste e Norte enfrentam baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 30%, elevando o risco de incêndios florestais, segundo alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O calor deve se estender até a próxima segunda-feira (25/8), com Mato Grosso, Rondônia e Tocantins registrando máximas superiores a 37 °C em várias cidades. No estado de São Paulo, localidades como Andradina, Votuporanga, Araçatuba e São José do Rio Preto podem alcançar até 36 °C, enquanto no Rio de Janeiro a capital pode chegar a 35 °C, de acordo com o Climatempo.
No Sul do país, uma frente fria promete enfraquecer o veranico, trazendo nuvens e temporais. O Rio Grande do Sul terá chuvas ao longo do sábado (23/8), com redução prevista à tarde. Em Santa Catarina e Paraná, nuvens carregadas devem se espalhar nas regiões Centro-Oeste e Sul de SC, e Oeste e Sudoeste do PR durante a manhã e a tarde.
O Inmet reforça que a combinação de calor intenso e baixa umidade aumenta o risco de incêndios e alerta a população para cuidados com hidratação e prevenção de queimadas.
Informações de Giovanna Pécora, da Metrópole.