• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Período de calor atípico fora do verão atinge pico neste fim de semana em algumas regiões do país

Período de calor atípico fora do verão atinge pico neste fim de semana em algumas regiões do país

Temperaturas acima da média e risco de incêndios preocupam Centro-Oeste e Norte

Por Da Redação
Às

Atualizado
Período de calor atípico fora do verão atinge pico neste fim de semana em algumas regiões do país

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O terceiro “veranico” (período de calor atípico fora do verão, quando as temperaturas ficam muito acima da média) de 2025, iniciado na última quarta-feira (20), deve alcançar seu ponto máximo neste fim de semana, com temperaturas muito acima da média em diversas regiões do país. Áreas do Centro-Oeste e Norte enfrentam baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 30%, elevando o risco de incêndios florestais, segundo alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O calor deve se estender até a próxima segunda-feira (25/8), com Mato Grosso, Rondônia e Tocantins registrando máximas superiores a 37 °C em várias cidades. No estado de São Paulo, localidades como Andradina, Votuporanga, Araçatuba e São José do Rio Preto podem alcançar até 36 °C, enquanto no Rio de Janeiro a capital pode chegar a 35 °C, de acordo com o Climatempo.

No Sul do país, uma frente fria promete enfraquecer o veranico, trazendo nuvens e temporais. O Rio Grande do Sul terá chuvas ao longo do sábado (23/8), com redução prevista à tarde. Em Santa Catarina e Paraná, nuvens carregadas devem se espalhar nas regiões Centro-Oeste e Sul de SC, e Oeste e Sudoeste do PR durante a manhã e a tarde.

O Inmet reforça que a combinação de calor intenso e baixa umidade aumenta o risco de incêndios e alerta a população para cuidados com hidratação e prevenção de queimadas.

Informações de Giovanna Pécora, da Metrópole.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário