Vereador evangélico desiste de projeto para mudar nome do Abaeté, em Salvador
Decisão foi anunciada na 2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Salvador
Foto: Valter Pontes/Secom-PMS
O vereador evangélico, Isnard Araújo (PL), retirou da Câmara Municipal de Salvador, o Projeto de Lei que propunha rebatizar as dunas da Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã, para "Monte Santo Deus Proverá". O anúncio da decisão foi dado na tarde de terça-feira (15), durante a 2ª Sessão Ordinária da Casa.
O projeto gerou protestos do Coletivo de Entidades Negras, de candomblecistas, historiadores e populares. Eles argumentaram que o local tem uma ligação histórica com as religiões de matrizes africanas.
A Ialorixá do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado a poucos metros do Abaeté, Mãe Jaciara Ribeiro, afirmou, no último dia 10, ao Metro1, que todo o povo de religião de matriz africana tem uma história estabelecida no Abaeté. A mãe de santo esteve presente na 2ª Sessão Ordinária da Câmara, nessa terça (15).
Em meio à polêmica, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (DEM) também chegou a se pronunciar sobre o assunto. "Existiu um projeto de lei que sugeria a mudança de nome de uma parte das região das dunas, não existe possibilidade de aprovar essa PL", escreveu o gestor na última sexta-feira (11), nas suas redes sociais. Ele afirmou que a "informação da mudança do nome do Parque do Abaeté é falsa", e salientou que "jamais mudaria o nome de um local tradicional e sagrado para todos os baianos".