Vereador Renato Freitas do PT tem mandato cassado em Curitiba
Motivo da cassação foi protesto contra racismo liderado por Freitas em Igreja Católica
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC
Por 23 votos a 7, o vereador Renato Freitas (PT) teve, seu mandato cassado pela Câmara Municipal de Curitiba nesta sexta-feira, 05. Na quinta-feira (4), ele já havia sido cassado em primeiro turno por quebra de decoro parlamentar por ter liderado um protesto contra o racismo em uma igreja Católica da cidade, em fevereiro deste ano.
O mandato de Renato Freitas já havia sido cassado uma vez em junho, por 25 votos a 5, mas a decisão foi suspensa por desrespeito ao processo de tramitação na Câmara. Na época, a Justiça entendeu que o vereador não teria sido avisado com 24 horas de antecedência da sessão, período mínimo para garantir o comparecimento do réu à audiência.
Através das redes sociais, Freitas tem afirmado que é alvo de perseguição política e racial. "Eles estão se sentindo mais ofendidos do que a própria Igreja. O padre da Igreja está aqui, manifestado apoio a nós. O bispo e o arcebispo também. Em setembro eu vou encontrar o Papa. Ou seja, se trata de oportunismo.", justificou em vídeo.
Perseguido eu já nasci, demorô!🎶
— Renato Freitas (@Renatoafjr) August 5, 2022
2° turno de votação que pode cassar o nosso mandato.
O Objetivo final da violência política, cassar o meu mandato e suspender meus direitos políticos por dez anos.#RenatoFica #RenatoFreitas #Parana pic.twitter.com/cMGBHJTdBP