Política

Vice-presidente Mourão diz que época do AI-5 'já passou'

'Tem gente que sai de foice e martelo ainda', dispara o militar

Por Da Redação
Ás

Vice-presidente Mourão diz que época do AI-5 'já passou'

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou nesta segunda-feira (16), que a fase do Ato Institucional nº 5, mais conhecido como AI-5, instaurado no período do regime militar, “já passou” e não cabe mais na história do país. 

“Cada fase da História do Brasil tem suas características, seus aspectos. Isso aí [AI-5] já passou. Quem nasceu em 1968 tem quantos anos hoje? 54, né?”, disse.

Além disso, Mourão comparou a defesa do AI-5 ao “uso da foice e martelo” e defendeu que “tem gente que sai de foice e martelo ainda”.

A declaração acontece em resposta à um comentário do presidente Jair Bolsonaro (PL), mencionado por jornalistas à Mourão. No último domingo (15), o chefe do Executivo disse que “tem pena” de quem pede a volta do AI-5.

“Olha só, você acha que isso tem repercussão? O maluco levanta uma faixa lá ‘AI-5’. Existe AI-5? Você tem que ter pena do cara que levanta a faixa do AI-5. Você tem que chegar para ele, da imprensa: ‘amigo, o AI-5 foi lá na época dos anos 60 que tinha ato institucional (…) não existe isso’", defendeu o presidente.

 "Você tem que ter pena dessa pessoa, e não querer prender”, completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário