Vídeo: "A gente quer ser patrimônio da humanidade", afirma Pai Pote sobre Bembé do Mercado
Pai Pote foi o convidado do podcast Podomblé, da FB Comunicação
Foto: Farol da Bahia
Pai Pote, fundador do Terreiro Ilê Axé Oju Onirê, participou do episódio do podcast Podomblé, produção da FB Comunicação. Durante o bate-papo, sobre os 135 anos do Bembé do Mercado, Pai Pote explicou que o Bembé está passando pelo processo de salvaguarda - que visa garantir a viabilidade do patrimônio cultural imaterial, tais como a identificação, a documentação e a preservação.
Segundo ele, esse processo é importante para que seja solicitado o título de patrimônio da humanidade do Bémbe do Mercado. “A gente fez umas cinco reuniões onde os detentores do bem falaram para o pessoal do Ipham o que precisa ser salvaguardado para a gente poder pedir o patrimônio da humanidade. A gente quer ser patrimônio da humanidade, o bembé deve ser. A gente pediu esse título e estamos fazendo a salvaguarda para poder, quando esse título vier, a gente poder estar salvaguardado, com que o nosso povo deixou” explicou.
Pai pote ressaltou a importância da luta e resistência para defesa do povo de santo e do Bembé do mercado.
“Princesa Isabel assinou a lei, sem ela não tinha uma libertação, mas depois do dia 14 a nossa luta é muito grande até hoje. A luta é muito grande e a gente luta, luta com resistência para defender nosso povo, não só o Bembé, mas as casas de terreira da Bahia e do Brasil,” declarou.
Confira mais no vídeo abaixo: