• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vídeo: Advocacia Preta da Bahia homenageia ministro Silvio Almeida 
Bahia

Vídeo: Advocacia Preta da Bahia homenageia ministro Silvio Almeida 

Encontro aconteceu nesta sexta-feira (20)

Por Da Redação
Ás

Vídeo: Advocacia Preta da Bahia homenageia ministro Silvio Almeida 

Foto: Divulgação

Representantes da Advocacia Preta na Bahia aproveitaram a passagem do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, em Salvador, e renderam homenagens e demandas relacionadas à profissão no estado. O chefe do ministério veio à capital nesta sexta-feira (20) para receber o título de cidadão baiano. 

O ministro foi homenageado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA), Carlos Sampaio afirmou que diversos grupos da Advocacia Negra estiveram na Casa para receber Almeida, como a Black Ordem, o Esperança Garcia e a Comissão de Igualdade Racial da OAB.

"Nós parabenizamos o ministro e mostramos para ele que ele tem o acolhimento de nós baianos. Aproveitamos o momento para cada um levar uma demanda também”, disse o conselheiro. 

Apesar de ter sido um encontro rápido, Carlos Sampaio aproveitou para citar a ansiedade do setor para a divulgação do censo da OAB 2023, que vai dizer quantos advogados negros atuam no Brasil. Segundo ele, o setor da Advocacia Negra da Bahia deve tentar uma reunião com o ministro para tratar das demandas do setor. 

O conselheiro destacou que os advogados negros ficaram emocionados com a presença do ministro. “Quando ele chegou aqui ficamos muito felizes, vi que estava cercado de pessoas negras de diversos setores, então fiquei muito emocionado com a representatividade, não só de pessoas negras, mas indígenas, estudantes e tantos outros. E estava todo mundo olhando para ele encantado”, destacou. 

Silvio Almeida disse ter ficado muito honrado com o título proposto pelo deputado estadual Hilton Coelho (Psol) devido às suas contribuições à Bahia. "Me sinto muito feliz e honrado. Esse é um momento de muita emoção e não há palavras suficientes para expressar esse momento de tanta alegria, de reconexão com o meu país, com a África, com aquilo que a Bahia representa não só para o Brasil, mas para o mundo todo. Estou muito honrado", destacou o ministro de Lula.

Ao ser questionado pelo Farol da Bahia se tem conversado com o presidente Lula (PT) sobre a possibilidade dele indicar uma ministra negra para o Supremo Tribunal Federal (STF), Almeida negou e pontuou que acredita que o petista vai saber tomar a decisão certa. 

"Eu não tenho conversado isso com o presidente Lula, eu acho que o presidente é um homem que tem o compromisso com o Brasil, com a diversidade do povo brasileiro, com aquilo que o povo brasileiro significa e com as minorias do Brasil. Eu acho que ele vai saber tomar a decisão mais acertada, no momento certo", disse à reportagem.

Carlos Sampaio destacou que a comunidade negra espera a indicação de uma mulher negra para o Supremo. “É uma representatividade muito grande, vai nos trazer muita emoção. O Brasil é um país com a maioria negros, assim como a Bahia, então é importante que essas pessoas ocupem os cargos de poder”. finalizou o advogado. 

Manifesto por igualdade em Brasília

Em setembro, o Conselho Federal da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) recebeu representantes da Advocacia Negra do Estado da Bahia, que assinaram um requerimento visando algumas alterações dos critérios da composição da lista sêxtupla para as vagas que são destinadas à advocacia pelo Quinto Constitucional, em forma de um manifesto pela igualdade racial da categoria em Brasília.

"A representatividade nos altos cargos da Ordem é imprescindível para adequar a instituição aos ideais de justiça e harmonia social, por isso, nós, advogados e advogadas que combatemos as injustiças e o racismo, devemos agir, para ‘sermos a mudança que queremos ver no mundo’, disse Carlos Sampaio em entrevista exclusiva ao Farol da Bahia na época do encontro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.