Vídeo: Alice Portugal diz que Lula convidou Trump para a COP30 nesta quarta (13)
Deputada também avaliou as medidas de 'socorro' às empresas afetadas pelo tarifaço

Foto: Reprodução
BRASÍLIA - A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) disse em entrevista ao Farol da Bahia, nesta quarta-feira (13), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou um telefonema para convidar Donald Trump para a COP30, que acontece em novembro, no Pará.
A declaração aconteceu após questionamento sobre a insistência da oposição em dizer que Lula deve ligar para Trump para negociar as tarifas de exportação. Segundo Alice, o presidente norte-americano dá sinais de que não quer conversar e, portanto, o governo brasileiro precisa esperar os "sinais de boa vontade".
"Hoje mesmo, ele fez um telefonema convidando o presidente Trump para a COP30 no Pará. Então, não é dizer que o nosso governo não se manifesta, mas ele precisa ter sinais de boa vontade, de flexibilidade por parte do governo americano para propor uma conversa sobre esse assunto", disse a deputada.
Medidas contra tarifaço
Alice Portugal avaliou ainda as medidas anunciadas pelo governo Lula para auxiliar empresas brasileiras afetadas pelo tarifaço como "solidárias e nacionalistas".
A principal ação é a criação de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões, com acesso condicionado à manutenção de empregos. Também foi prorrogado por um ano o prazo para exportação de mercadorias fabricadas com insumos beneficiados pelo regime de drawback, mecanismo que suspende ou isenta tributos na importação de componentes utilizados na produção de bens destinados ao exterior.
De acordo com a deputada federal, o pacote foi "altamente positivo", uma vez que o "socorro" aos empresários protege também os empregos.
"Essa proteção garante que os empregos, por exemplo, de um produtor de gado, que a sua carne foi obstada nos Estados Unidos, ele não demita o seu médico veterinário, não demita o gerente de sua fazenda, que ele tenha esse aporte de recursos para segurar um tempo suficiente para que ele busque outro mercado para escoar a sua produção", disse.
Alice Portugal destacou ainda que o pacote anunciado pelo governo federal trata-se de um "sacrifício", uma vez que o dinheiro poderia estar sendo utilizado em áreas como a saúde e educação.
"Teremos que constituir esse sacrifício por força desse ataque internacional que o Brasil está sofrendo, porque o bloqueio é um bloqueio criminoso à mercadoria brasileira, desnecessário, que está sendo fomentado por interesses políticos que, infelizmente, prejudicam a nação brasileira", concluiu.
Confira mais no vídeo: