Vídeo: "Alice Portugal era branca e agora é parda; Eu já era declarado pardo", diz Neto sobre polêmica racial
Candidato relembrou que Governador Rui Costa e candidato a vice Geraldo Júnior também se autodeclararam como pardos
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma polêmica racial envolvendo o candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), modificou a corrida eleitoral no estado nos últimos dias. Desde que se autodeclarou pardo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Neto, visto como um um branco e privilegiado, virou alvo de críticas, piadas e memes nas redes sociais.
Nesta sexta-feira (23), o candidato disse, em vídeo publicado nas redes sociais, que sua autodeclaração não era novidade. “Em 2016, quando fui candidato a prefeito e não havia fundo eleitoral, minha autodeclaração foi como pardo. Muito antes disso, quando emiti o meu documento de identidade, fui declarado pardo pelo Instituto Pedro Mello. Agora, meus adversários estão querendo desviar o foco criando mentiras a meu respeito. Na eleição, não vale tudo, mas a Bahia e os baianos saberão dar a resposta nas urnas no próximo dia 2 de outubro”, afirmou.
Ainda no vídeo, Neto relembrou que o Governador Rui Costa (PT) se autodeclarou como pardo em 2018, assim como o vice-candidato ao Governo do Estado, Geraldo Júnior (MDB), que também se autodeclarou nas eleições deste ano como pardo. Neto ainda citou o também deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na ALBA, que antes se declarou como branco, mas hoje modificou para negro.
Confira mais no vídeo abaixo: