Vídeo: "Artista, cinema e novela não é para ensinar putaria", diz Lula
Declaração foi dada durante evento que celebrou o Dia Nacional do Cinema
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Durante um evento em celebração ao Dia Nacional do Cinema, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (19), que não quer ensinar “coisas erradas às crianças” através da cultura. O presidente ressaltou ainda que não se pode ter medo de debater criticamente a arte.
“Eu sou da turma em que artista, cinema e novela não é para ensinar putaria. É para ensinar cultura. É para contar história, é para contar narrativas e não para dizer que nós queremos as crianças coisas erradas. Não, nós só queremos fazer aquilo que se chama arte. Quem não quiser entender o que é arte, dane-se”, afirmou.
O presidente disse que a classe artística, presente na cerimônia, não pode se calar frente aos “malucos” que gritam e xingam com críticas.
“O que nós não podemos é ter medo de fazer esse debate. Muitas vezes aparece um maluco aí, falando bobagem, gritando bobagem, xingando bobagem e a gente fica quieto. Não, nós temos que defender o nosso direito”, declarou.
No discurso, Lula ressaltou também que o governo “não tem que ser o patrocinador de tudo”, mas tem que ser o “indutor de tudo” na área cultural.
“O governo tem que criar condições para que vocês tenham acesso a fazer as coisas e que os empresários tenham uma postura digna de financiar filmes”, acrescentou.
Assista: