Vídeo: "As mulheres são mais vulneráveis dentro da própria cidade; É um desafio construir projetos pensando para as mulheres", afirma gerente da Semob
Décimo quarto episódio do Podcast "No Farol", produção da FB Comunicação
Foto: Farol da Bahia
O décimo quarto episódio do Podcast "No Farol", produção da FB Comunicação, recebeu as convidadas Thamyres Azevedo, Gerente da Semob e arquiteta e Urbanista, Carla Patricia, Motorista de ônibus e Márcia dos Santos Reis, motorista de trio elétrico.
Durante a conversa, foi pautado sobre mobilidade das passarelas na Bahia e a dificuldade que algumas mulheres com filhos passam durante esse percurso.
"Tem até estudos que falam do tempo de uma mulher com uma criança aumenta em x minutos o mesmo percurso, porque o passo da criança é bem menor, a criança observa o mundo, 90% das vezes, você vê sempre crianças com as mulheres. Então, a cidade quando ela tem essa dificuldade de aceitar a criança, ela também não aceita a mulher", afirmou Thamyres.
A gerente da Semob ainda afirma que a mobilidade é muito mais voltado para o carro e para os homens e as mulheres ficam vulneráveis nessa situação.
"A gente tem uma cidade muito voltada para o carro, para o homem, e quando a gente fala de mobilidade, a gente está falando de direito de ir e vir. Então as mulheres são mais vulneráveis dentro da própria cidade, é um desafio construir projetos pensando para as mulheres, para as crianças, para os grupos mais vulneráveis para pessoas com deficiência, etc. Mas é um desafio, porque para o projeto sair da nossa secretaria Para chegar lá na fase executiva, passam por várias mãos E a maioria delas são homens, que às vezes não entendem o porquê de certas coisas", concluiu.
O episódio completo do "Podcast No Farol" está disponível no canal do YouTube da FB Comunicação.
Confira mais no vídeo abaixo: