Vídeo: Bandidos usam balas traçantes em tiroteio contra PMs em Vila Kosmos; confronto deixa 3 suspeitos mortos
As balas traçantes indicam onde está o alvo a outros atiradores para que os disparos se concentrem na mesma direção
Foto: Reprodução/TVGlobo
Um intenso tiroteio na Vila Kosmos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, deixou três suspeitos mortos e um ferido entre a noite de quinta-feira (7) e a madrugada desta sexta (8). Os moradores registraram em vídeos parte do confronto e, nas imagens é possível ver balas traçantes passando entre os prédios.
Em confrontos noturnos, as balas traçantes indicam onde está o alvo a outros atiradores, para que os disparos se concentrem na mesma direção. É uma função semelhante a miras laser: a diferença é que este tipo de bala faz um risco curto no céu. Elas voltaram a ser utilizadas em disputas por território entre facções criminosas no Rio há alguns meses.
Segundo a polícia, agentes do 1º BPM (Irajá) foram chamados para verificar a circulação de homens armados que faziam assaltos entre a Avenida Vicente de Carvalho e a Rua Soldado Severino Mengarda, nos bairros da Vila da Penha e Vicente de Carvalho. Quando eles avistaram os criminosos, que estavam em dois carros, foram atacados a tiros.
No confronto, quatro suspeitos envolvidos com tráfico de drogas foram baleados. Eles foram levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, mas três morreram. Um deles continua internado na manhã desta sexta-feira. Os criminosos que estavam em segundo automóvel, um T-Cross, conseguiram fugir.
Com os homens baleados, um dos veículos usados nos assaltos, três fuzis, uma pistola, uma granada e um rádio transmissor, foram apreendidos. O carro ficou crivado de balas.
O delegado Leonan Araújo, adjunto da 27ª DP (Vicente de Carvalho), informou ao G1 que o suspeito que sobreviveu já está preso e estão tentando identificar os que estavam no outro carro.