• Home/
  • Notícias/
  • Podcasts/
  • Vídeo: Bembé do Mercado: “É um movimento político que fortalece as manifestações negras em todo o Brasil”, diz Pai Pote
Podcasts

Vídeo: Bembé do Mercado: “É um movimento político que fortalece as manifestações negras em todo o Brasil”, diz Pai Pote

Pai Pote foi o convidado do episódio desta semana do Podomblé, da FB Comunicação

Por Da Redação
Ás

Vídeo: Bembé do Mercado: “É um movimento político que fortalece as manifestações negras em todo o Brasil”, diz Pai Pote

Foto: Farol da Bahia

Pai Pote, fundador do Terreiro Ilê Axé Oju Onirê, foi o convidado especial do episódio desta segunda-feira (06) do Podomblé, produção da FB Comunicação.

Durante o bate-papo sobre os 135 anos do Bembé do Mercado, Pai Pote destacou a importância histórica e política dessa manifestação religiosa. Segundo ele, o Bembé é mais do que um candomblé de rua; é um movimento político que fortalece as manifestações negras não apenas na Bahia, mas em todo o Brasil.

Ele explicou: "O Bembé do Mercado foi fundado um ano após a abolição, por um africano que veio da África para o Brasil, nessa diáspora, João de Obá. João de Obá, ele era de Obá, de Xangô. Hoje eu digo que o Bembé não é só um candomblé de rua. O Bembé é um movimento político que fortalece, não só o Bembé do mercado, mas também fortalece as outras manifestações negras da Bahia do Brasil", pontuou.

Pai Pote enfatizou a energia e a importância dessa tradição: "O Bembé é uma manifestação muito linda e forte, com 135 anos de atuação. Representa não só o Recôncavo, mas toda a Bahia e o Brasil."

Confira o episódio completo

Confira mais no vídeo abaixo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.