• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: Bolsonaro ficou na embaixada da Hungria após apreensão de passaporte pela PF, diz jornal

Vídeo: Bolsonaro ficou na embaixada da Hungria após apreensão de passaporte pela PF, diz jornal

Ex-presidente confirmou a estádia de dois dias no local

Por Da Redação
Ás

Vídeo: Bolsonaro ficou na embaixada da Hungria após apreensão de passaporte pela PF, diz jornal

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi flagrado na entrada da Embaixada da Hungria no Brasil, no dia 12 de fevereiro, quatro dias depois da Polícia Federal confiscar seu passaporte. As informações foram divulgadas pelo New York Times, nesta segunda-feira (25). 

Ainda segundo o site americano, aparentemente, ele ficou na embaixada por dois dias seguidos. Nas imagens divulgadas, ele anda  acompanhado por dois seguranças e servido pelo embaixador húngaro e por membros da equipe. 

A estádia em uma embaixada garante que Bolsonaro não seja preso, caso seja condenado, já que legalmente está fora do alcance das autoridades nacionais. Além disso, mostra indícios de que o ex-presidente deseja fortalecer a amizade com o líder de extrema direita, o primeiro-ministro Viktor Orban da Hungria.  Porém, de acordo com o Times, Bolsonaro deixou o local no dia 14 de fevereiro. 

No dia 12 de fevereiro, momentos antes de Bolsonaro chegar à embaixada, imagens de segurança mostram Miklós Halmai, embaixador do país no Brasil, andando e digitando em seu telefone. Às 21h34, um carro preto apareceu no portão da embaixada. Um homem saiu, eventualmente batendo palmas para chamar a atenção de alguém lá dentro. Três minutos depois, o Sr. Halmai abriu o portão e indicou onde estacionar.

No dia 14 de fevereiro, os diplomatas húngaros que estavam “afastados” por conta do feriado de carnaval e deveriam retormar nesta data, foram informados que deveriam voltar ao trabalho no dia seguinte. Sem explicarem o porquê.  

Bolsonaro confirmou ao colunista  Igor Gadelha da Metrópoles, a estádia na embaixada por dois dias. “Não vou negar que estive na embaixada sim. Não vou falar onde mais estive. Mantenho um círculo de amizade com alguns chefes de estado pelo mundo. Estão preocupados. Eu converso com eles assuntos do interesse do nosso país. E ponto final. O resto é especulação”, afirmou.  

Relação
O relacionamento entre Bolsonaro e Orban já é registrado há um tempo. Em 2022, o brasileiro chamou Orban de “irmão” durante uma visita à Hungria. Neste mesmo ano,  o ministro das Relações Exteriores da Hungria perguntou a um funcionário do governo Bolsonaro se o país poderia fazer alguma coisa para ajudar a reeleger Bolsonaro, de acordo com o governo brasileiro.

Em dezembro de 2023, Bolsonaro e Orbán se reuniram em Buenos Aires na posse do novo presidente de direita da Argentina, Javier Milei. Lá, Orbán chamou Bolsonaro de “herói”.

Veja o vídeo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário