• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: Câmara dos Deputados homenageia 75 anos do Afoxé Filhos de Gandhy

Vídeo: Câmara dos Deputados homenageia 75 anos do Afoxé Filhos de Gandhy

Para o presidente do bloco, a homenagem traz visibilidade para a cultura do Gandhy

Por Laiz Menezes , Giovanna Araújo
Ás

Atualizado
Vídeo: Câmara dos Deputados homenageia 75 anos do Afoxé Filhos de Gandhy

Foto: Farol da Bahia

A sessão solene em homenagem aos 75 anos do afoxé Filhos de Gandhy na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (18) contou com a presença de autoridades como o presidente da Fundação Palmares, João Jorge, e o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e o presidente do afoxé, Gilsoney Oliveira. O ato foi Proposto pelo deputado federal, Jorge Solla (PT-BA).  

Para o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, a homenagem da Câmara ao bloco representa um reconhecimento da força do Gandhy não só na Bahia, como em todo Brasil. "Homenagear o Gandhy é homenagear a força da nossa ancestralidade. Os filhos de Gandhy é o primeiro e maior Afoxé do Brasil. É a luta transformada em manifestação cultural", afirmou o secretário.  

O presidente da Fundação Palmares, João Jorge, acredita que é necessário "levar para a casa do povo a essência do que somos". Ainda de acordo com o presidente, a homenagem traz o Afoxé para o plano da política, da Câmara, do Congresso e do Brasil Federativo. 

"Não pode haver Brasil Federativo sem a cultura dos povos africanos, do Ijexá e do Gandhi. Com isso, a gente começa a igualar a cultura nacional com a cultura original, a cultura vinda da África", completou João Jorge. 

Para o presidente do Filhos de Gandhy, Gilsoney Oliveira, a homenagem exalta a energia do bloco e transmite "da Bahia para o mundo". O presidente afirmou que o evento contribui ainda para trazer visibilidade para a cultura da paz cultivada pelo Gandhy. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário