Vídeo: cantor baiano denuncia racismo em academia de Salvador após ser comparado com 'urso do cabelo duro'
Samuel Marques publicou vídeo nas redes sociais, e denunciou o caso, no domingo (5)

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O cantor baiano Samuel Marques utilizou as redes sociais no domingo (5) para denunciar um episódio de racismo, ocorrido na academia Smart Fit, localizada no bairro da Graça, em Salvador.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o cantor mostra conversa com um homem, que não foi identificado, e malhava no local. Durante o diálogo, o suspeito afirma que o cantor parece com o personagem "urso do cabelo duro".
Samuel pergunta de onde surgiu a comparação, e o desconhecido diz que é por conta da semelhança do cabelo do cantor com o do personagem. O homem percebe o incômodo do cantor e tenta desconversar, ao afirmar que o comentário foi apenas "maluquice", mas a vítima rebate ao dizer que se tratava de um caso racista.
O homem afirma que não é racista, que tem um genro "preto" e pede desculpas, mas o cantor alega que "isso não justifica nada". A vítima ainda reforça que os dois não se conhecem, não são amigos ou parentes para ouvir "algo tão infeliz".
Samuel sai do local e desabafa sobre o diálogo. Ele conta que comunicou o caso ao recepcionista da academia, que relatou ser algo recorrente no local, mas ninguém havia gravado antes para comprovar a denúncia.
"As pessoas dizem que é 'mimimi' porque não passam na pele, o racismo dói", disse Samuel sobre o sofrimento de quem é atingido pelo racismo, e não consegue recorrer à Justiça.
Smart Fit se pronunciou
Por meio de nota, a academia Smart Fit informou que "não tolera nenhum tipo de discriminação e se solidariza com o aluno". A rede afirmou que segue "a disposição do aluno e das autoridades caso possa auxiliar no esclarecimento do fato relatado".
Confira o vídeo: