Vídeo: carnaval de Maragogipe preserva tradições centenárias no Recôncavo Baiano
Conheça a celebração que mantém viva a cultura do século 19 na Bahia
Foto: Margarida Neide
O Carnaval de Maragogipe, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, é uma festa única no estado que preserva as tradições carnavalescas do século 19. A celebração ocorreu nesta segunda-feira de Carnaval ,12, com os foliões desfilando pelas ruas da cidade vestindo as tradicionais fantasias conhecidas como "entrudos", que representam o encontro das influências europeias, africanas e indígenas na cultura brasileira.
Crédito: Margarida Neide
As fantasias e máscaras, inspiradas nos trajes venezianos dos séculos 17 e 18 e nos personagens do teatro popular italiano e francês, como arlequins, pierrôs e colombinas, remetem a uma época em que o Carnaval era uma mistura de festividades pagãs e cristãs. Além disso, há elementos da Roma Antiga, em homenagem a Baco, onde as pessoas saíam às ruas mascaradas e pintadas para afastar os maus espíritos.
Crédito: Margarida Neide
Atualmente, os blocos e charangas tomam conta das ruas, com grupos de foliões vestidos com fantasias criativas e instrumentos musicais, mantendo viva a tradição dos mascarados e a produção artesanal de fantasias. No entanto, o uso de máscaras de papel machê está se tornando cada vez mais raro devido à disponibilidade das industrializadas de látex ou plástico.
Crédito: Margarida Neide
Veja mais fotos:
Fotos e vídeo: Margarida Neide
Confira o vídeo: