• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: “Caro é um povo sem cultura”, afirma o governador Jerônimo Rodrigues durante anúncio da nova sede da CAIXA Cultural

Vídeo: “Caro é um povo sem cultura”, afirma o governador Jerônimo Rodrigues durante anúncio da nova sede da CAIXA Cultural

Chefe do Executivo baiano critica desmonte das políticas culturais e defende retomada do investimento público no setor

Por Da Redação
Às

Vídeo: “Caro é um povo sem cultura”, afirma o governador Jerônimo Rodrigues durante anúncio da nova sede da CAIXA Cultural

Foto: Farol da Bahia

Durante o anúncio da cessão do Palacete Saldanha para a instalação da nova sede da CAIXA Cultural em Salvador, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou a importância do investimento público em cultura e criticou a visão de que o setor representa apenas um custo para o Estado. A declaração foi feita nesta sexta-feira (16), no Pelourinho, ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Ao comentar a percepção recorrente sobre os gastos culturais, o governador afirmou “E sempre a cultura é vista como despesa. E é sempre vista como uma coisa cara. E falam, usam esse termo, 'a cultura é cara'. Só que caro é um povo sem cultura.”

Jerônimo Rodrigues também fez críticas ao período recente de enfraquecimento das políticas culturais no país, apontando a extinção do Ministério da Cultura, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e a retirada de recursos como fatores que comprometeram a organização do setor. “Nós pegamos um período que nós não tivemos nenhum tipo de investimento na cultura brasileira. Foi pior.(...) Foi, além de não botar orçamento, ter destruído, por exemplo, um ministério. Então, cortaram a cabeça nossa da cultura.”

O chefe do Executivo estadual atribuiu ao atual governo federal a retomada do setor cultural e a reorganização do sistema nacional. “Foi preciso que o presidente Lula resgatasse o ministério. E agora, de forma paulatina e responsável, estamos colocando a cultura no eixo.”

Jerônimo Rodrigues explicou ainda que a entrega do Palacete Saldanha como equipamento cultural será feita por etapas, em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Cultura. “Nós combinamos que será faseada a entrega. Uma fase, segunda fase, terceira fase. (…) Mas o importante é que nós estamos retomando esses equipamentos físicos na Bahia. Esse patrimônio que nós temos aqui.”

O Palacete Saldanha, localizado no Centro Histórico de Salvador, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e integra o conjunto reconhecido como Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário