Vídeo: Cartão postal do aeroporto de Salvador, bambuzal está abandonado
SEMAN afirma que manutenção no local é feita constantemente
Foto: Gilberto Júnior/ Farol da Bahia
O Farol da Bahia fez alguns vídeos que mostram a falta de manutenção no bambuzal, na entrada do Aeroporto de Salvador. As imagens mostram galhos quebrados, caídos e sem poda. A manutenção do local é de responsabilidade da prefeitura, através da Secretaria de Manutenção (SEMAN).
A assessoria da pasta afirma que a manutenção do bambuzal é constante, mas não especificou a periodicidade. “Não tem uma programação específica, são realizadas vistorias constantes e os serviços vão sendo elencados na programação”, disse a SEMAN.
De acordo com a secretaria, especificamente com o bambuzal não é realizada a poda, mas a limpeza das hastes.
“As chuvas provocam sobrepeso na copa do bambuzal, com isso a haste enverga e bloqueia parcialmente a pista. Com a temporada de chuvas em Salvador, isso vai aumentar. A Seman executa ação preventiva e corretiva. A preventiva é o serviço de limpeza das hastes, que é permanente. E a corretiva é o envio de equipes para fazer a retirada de alguma haste na pista”, explica a pasta em nota.
A Secretaria da Manutenção esclarece ainda que o trato cultural dos vegetais, como por exemplo: a adubação, controle de pragas e doenças, não fazem parte das ações da pasta.
“A SEMAN executa a limpeza das hastes, supressão do vegetal (quando a árvore está podre) e retirada de galhos caídos em via pública”, diz a nota.
A pasta enviou ao Farol da Bahia algumas fotos de uma ação de manutenção realizada na noite desta terça-feira (23).