Vídeo: Celso Amorim sobre novas eleições na Venezuela: 'não fiz proposta'
Assessor internacional do presidente Lula participa de audiência no Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
BRASÍLIA -- O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, afirmou que ele não propôs a realização de novas eleições na Venezuela e que isso não tem sido discutido pelo governo. O embaixador participou de uma audiência na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal nesta quinta-feira (15).
"Eu não fiz uma proposta, nós nunca fizemos uma proposta de novas eleições", disse.
O embaixador ainda pontuou que não entende a resistência de Nicolás Maduro em fazer novas eleições, visto que se ele ganhou na primeira de forma legítima, também venceria uma segunda vez.
O governo de Nicolás Maduro afirma que ele foi reeleito, mas não divulgou as atas eleitorais de cada local de votação, que são documentos responsáveis por comprovar a legitimidade do pleito.
Celso Amorim destacou que o Brasil não deve reconhecer Maduro como presidente se as atas não forem apresentadas.
"Nós não vamos reconhecer um governo se essas atas não aparecerem", pontuou o assessor.
Nesta quarta, Lula afirmou que não reconhece a vitória de Maduro e sugere novas eleições no país. "Ainda não reconheço o resultado. Ele sabe que está devendo uma explicação para a sociedade, para o mundo. Ele sabe disso", declarou o presidente durante entrevista a uma rádio do Paraná.
Assista declaração: