Vídeo: Chuva causa alagamentos e desabamentos em Jacobina
Aulas da rede municipal foram suspensas na cidade

Foto: Reprodução
As fortes chuvas que tem atingido o interior baiano causaram danos no município de Jacobina, localizado no centro-norte baiano. Na noite de quarta-feira (4) a tempestade fez com que o rio do Ouro transbordasse alagando ruas e imóveis.
Em vídeos feitos pelos moradores da cidade, é possível ver a água invadindo casas e as ruas. Em nota, a prefeitura informou que foi verificado o aumento significativo do volume de água em riachos que descem da serra, o que causou o desabamento de algumas residências e diversos transtornos à população.
Até o momento não há registro de vitimas fatais e nem o número exato de pessoas prejudicadas com os desabamentos. As aulas da Rede Municipal foram suspensas por tempo indeterminado.
A Defesa Civil da cidade informou que está atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros e do Serviço Municipal de Tráfego (SMT) para realizar vistorias técnicas, monitorar áreas de risco, controla e organizar o trânsito em vias afetadas, interdições preventivas e assistência às famílias atingidas, adotando as medidas necessárias para minimizar os impactos e garantir a segurança.
Também foram emitidas orientações para a população. "Moradores de áreas de encosta, locais sujeitos a alagamentos ou próximos a cursos d’água redobrem a atenção, observando sinais de risco. Em caso de emergência ou identificação de situação de risco, a população deve acionar imediatamente os órgãos de emergência, para que as providências cabíveis sejam adotadas", diz comunicado.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que as chuvas devem continuar em Jacobina e outras regiões da Bahia, principalmente nesta quinta (5) e sexta-feira (6). Com acumulados que podem ultrapassar 50 mm e em algumas áreas acima de 100mm.
Na quarta-feira (04) o Inmet emitiu um alerta vermelho incluindo municípios do Centro Sul e Centro Norte Baiano e Vale São-Franciscano da Bahia. Alertando para a possibilidade de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
Chuva na Bahia
Outras cidades baianas tem enfrentado situações semelhantes a de Jacobina em decorrência das chuvas. Mais de 30 pessoas ficaram desalojadas após fortes chuvas atingirem o município de Varzedo, no Recôncavo baiano, na noite de terça-feira (3).
O Governo da Estado emitiu uma nota nesta quarta-feira (4) informando que 16 municípios já decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas: Irecê, Ribeira do Amparo, Barra, Ribeira do Pombal, Camacan, Ituaçu, Arataca, Cícero Dantas, Alagoinhas, Nova Ibiá, Cipó, Medeiros Neto, Wenceslau Guimarães, Tanhaçu, Ubaíra e Cachoeira.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra/SIT), até o momento já foram contabiliza 20 ocorrências registradas em rodovias baianas devido as chuvas desde 20 de fevereiro. Destas, 11 já estão totalmente liberadas.
Permanecem com bloqueio total a BA-270, entre Encruzilhada e Vila do Café, e o acesso à localidade de Boiadeira, em Santo Estevão.
O poder estadual afirmou que mantém o monitoramento permanente das chuvas e executa ações integradas para reduzir impactos e garantir assistência à população afetada. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) também comunicou que segue atuando de forma ininterrupta no monitoramento e atendimento às ocorrências relacionadas às chuvas que atingem Salvador e diversos municípios do interior do estado.


