Vídeo: chuva causa falta de luz, queda de estruturas em Salvador; confira
Bairros também registram falta de luz
Foto: Reprodução / Luanna Bispo
As fortes chuvas causaram transtorno na capital baiana, na tarde desta quarta-feira (20).A estação da Lapa, uma das mais movimentadas de Salvador, e região adjacentes como a Joana Angélica e bairros como Alto da Ondina, Garcia, Federação estão sem luz. A Estação Aeroporto também está sem energia.
A Neoenergia Coelba disse em nota que devido ao cenário diante das chuvas reforçou o contingente de profissionais de prontidão. As equipes foram estrategicamente mobilizadas para atuarem no atendimento de ocorrências, na grande maioria provocadas por interferência de vegetações e objetos projetados contra a rede elétrica.
A empresa também está preparada para atuar em situações de maior porte como substituição de postes e reposição de componentes elétricos danificados. Em alguns chamados, o tempo de conclusão dos trabalhos pode ser comprometido devido à complexidade dos serviços e dificuldades de acesso motivados por alagamentos, desabamentos, vias bloqueadas, entre outros.
Serviços essenciais como abastecimento de água e unidades de saúde terão atendimentos prioritários. .
No Corredor da Vitória, Ladeira da Barra e Brotas, a Secretaria de Manutenção da Cidade (SEMAN) foi acionada para retirada de árvore. "As equipes estão em campo buscando resolver as ocorrências o mais rápido possível.", diz o órgão.
Apesar da falta de iluminação na estação da Lapa, a Secretaria de Mobilidade Urbana, (Semob) afirmou que os ônibus estão transitando no local apesar da dificuldade. A CCR Metrô Bahia também disse que as duas linhas estão operando normalmente.
Por causa das chuvas, a Prefeitura de Salvador cancelou a programação de Natal no Centro Histórico e em bairros da capital baiana hoje.
Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) provocou a ocorrência de chuvas fracas a moderadas, acompanhadas por raios e trovões, ocasionando alagamentos pontuais.
De acordo Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal, a previsão era de que já chovesse na madrugada de terça para quarta-feira. “Ocorre que os fortes ventos na noite de ontem, que ultrapassaram 48 km/h em alguns momentos, ajudaram a manter o sistema no oceano, o que perdurou até o final da manhã desta quarta-feira, quando houve o deslocamento do VCAM para o continente”, explicou.
“Sendo assim, a previsão é de que tenhamos pancadas de chuva no restante desta quarta, assim como na quinta-feira. De tal forma que, por medida de precaução, sobretudo por termos uma série de equipamentos elétricos no local, e a fim de não gerar insegurança à população, opinamos pela precaução e pela suspensão do evento”, completou Sosthenes Macêdo.
Em vídeos que circulam na internet é possível ver parte da telha no bairro do Comércio. No bairro Calçada o nível da água também está elevado.
O shopping Paralela também sofreu com apagão. Veja na foto:
Na Praça da Sé, no Pelourinho uma estrutura desabou; assista: