Vídeo: 'chuva de aranhas' é registrada no interior de Minas Gerais e viraliza na internet
Caso foi registrado em São Thomé das Letras, no final do ano passado
![Vídeo: 'chuva de aranhas' é registrada no interior de Minas Gerais e viraliza na internet](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/199969/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=a349d0b53c5e3d8df76f534d42a17d66)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um vídeo que mostra uma teia de aranha enorme com dezenas de aracnídeos em São Thomé das Letras, no estado de Minas Gerais, viralizou nas redes sociais no último mês. As imagens foram publicadas no final do ano passado e tomaram popularidade em outros países.
Nas imagens é possível ver diversas aranhas reunidas no ar, no fenômeno denominado "teia coletiva", popularmente conhecido como "chuva de aranhas". O comportamento é comum entre a espécie de aranhas Parawixia bistriata, conhecidas como "aranhas sociais".
A espécie tem o costume de construir uma teia gigante em períodos específicos, que pode ser utilizada tanto para alimentação, quanto para reprodução.
As "aranhas sociais" geralmente vivem no Cerrado brasileiro, mas também podem ser encontradas na Amazônia, Nordeste e Sudeste do Brasil. Assim como as outras aranhas, a espécie também possui veneno, mas não apresenta perigo para os seres humanos.
A jovem Bruna Naomi Faquinelli, de 26 anos, responsável pelas imagens, contou na publicação, que se mudou da capital de São Paulo para morar em uma região do interior de Minas Gerais, com o intuito de conseguir vivenciar cenas como o das aranhas.
"Quando me perguntam por que saí de SP capital pra morar numa roça em Minas Gerais.
É por cenas como essas voltando de uma simples ida ao mercado!
Esse fenômeno é conhecido como “chuva de aranhas”, que acontece no verão, que aqui é a época de calor e umidade.
Elas fazem essa teia gigantesca que atravessa a estrada, passam o dia dormindo e saem no final da tarde. O nome da espécie é Parawixia Bistriata e ela não oferece nenhum risco à humanos", publicou a jovem.