Vídeo: Dino anuncia fortalecimento de patrulhas e rondas escolares após onda de ataques a instituições de ensino
Medidas foram anunciadas em coletiva conjunta com o ministro da Educação nesta quarta-feira (5)
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Em entrevista coletiva conjunta nesta quarta-feira (5) os ministros Camilo Santana, da Educação, e Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, anunciaram medidas do governo para reforçar a segurança nas escolas brasileiras após onda de ataques violentos das últimas semanas.
Flávio Dino afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública fortaleça o apoio a rondas e patrulhas escolares. "Isso será feito por intermédio de um edital, que nós vamos conversar com o ministro Camilo e com os secretários estaduais de segurança, com valor inicial de R$ 150 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública", explicou.
Segundo Dino, o valor será ofertado a estados e municípios que detém a competência para realizar o patrulhamento visando fortalecer essa prática de policiamento e guarda municipal.
O ministro disse ainda que está constituindo na Secretaria Nacional de Segurança Pública um grupo emergencial de monitoramento da 'deep web', camada mais obscura da internet, com 50 policiais que identificarão possíveis ameaças online.
Veja trecho da coletiva de imprensa: