Vídeo: Durante evento em Salvador, Macron diz que a relação entre Brasil, França e África se transformou "de um triângulo de dores em um triângulo de amor"
O presidente francês participa do evento "Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África"

Foto: Farol da Bahia
O presidente da França, Emmanuel Macron, discursou nesta quarta-feira (5) durante a abertura do "Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África", em Salvador.
Macron agradeceu pela recepção e acolhimento, salientando a conexão entre Brasil, França e África, descrevendo essa relação como um triângulo que, apesar de ter começado com dificuldades e lutas, está se transformando em um "triângulo de amor" graças ao trabalho conjunto.
Antes da abertura do evento, que contou com a participação do prefeito Bruno Reis e do governador Jerônimo Rodrigues, o presidente francês visitou pontos turísticos como o Pelourinho e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).
"Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África"
O festival marca o início da Temporada França-Brasil e inaugura uma programação que se estende até o dia 8 de novembro, com debates, mostras e apresentações artísticas que celebram os laços entre Brasil, França e África.
Às vésperas da COP30, que será realizada em Belém, o evento convida o público a refletir sobre cidades mais inclusivas e sustentáveis, destacando temas como justiça territorial, igualdade de gênero, inclusão social e valorização das culturas afrodescendentes.
A iniciativa é promovida pelo Institut Français e pela Embaixada da França no Brasil, em cooperação com o Ministério da Cultura e o Governo do Estado da Bahia.


