Vídeo: "É cultural", diz Mameto Kumurici sobre perseguição aos candomblecistas
Mameto Kumurici participou do podcast Podomblé nesta segunda-feira (22)
Foto: Farol da Bahia
A presidente da Associação São Jorge Filho da Goméia, Mameto Kamurici, participou na última segunda-feira (22) do podcast Podomblé, produção da FB Comunicação. Durante o papo, Mameto falou sobre as dificuldades da prática do candomblé na época de Mãe Mirinha e como mesmo com o fim da proibição do exercício da religião, a perseguição contra os candomblecistas ocorre, atualmente, de outras formas.
“Você sabe que antigamente na época de Mãe Mirinha ainda era proibido Candomblé. Ela ainda ia na delegacia tirar licença para poder tocar candomblé. Eu ainda tenho esses documentos guardados, e tem muito pouco tempo que a gente teve o direito de praticar a nossa religião, sem pedir autorização na delegacia,” afirmou.
“Agora, a perseguição em outro formato, e às vezes eu fico muito triste de não entender o porquê de tanta perseguição a nós. Porque a gente está no nosso canto, a gente não tá batendo na porta de ninguém, mas parece que é cultural, acrescentou.
Na edição desta semana do Podomblé, que é apresentado por Adriano Azevedo, Mameto falou sobre os 100 anos de Mãe Mirinha e seu impacto no bairro de Portão, em Lauro de Freitas.
Confira mais no vídeo abaixo: