Vídeo: "É muito frequente a gente observar a osteoporose em mulheres na transição menopausal", explica especialista
A doença é mais comum em mulheres pela baixa do estrógeno em período menopausal
Foto: Farol da Bahia
Especialista em Endocrinologia e Metabologia, Patrícia Salles, foi a convidada do último episódio do podcast ‘No Farol’, produção da FB Comunicação. Durante o papo, a médica falou sobre a relação entre a osteoporose em mulheres e o início da transição menopausal.
"A osteoporose acomete muito mais mulheres do que homens porque uma das principais causas é a queda de estrógeno. Por isso é muito frequente observar durante a transição menopausal e no pós menopausa", afirmou Patrícia.
De acordo com a especialista, a osteoporose se caracteriza como uma diminuição gradativa da massa óssea. Logo, o processo da osteoporose é lento.
"A mulher não vai acordar e estar com osteoporose. A gente vai percebendo uma baixa de densidade mineral óssea até o diagnóstico da osteoporose", explicou.
Acerca do tratamento preventivo, a médica destacou que a reposição hormonal com estrógeno é uma forma de "proteger o osso". A realização de atividades físicas e o consumo de lácteos, responsáveis pelo cálcio no organismo, também são formas de combater a osteoporose.
Veja o trecho do episódio: