• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vídeo: "É o encontro de duas cidades irmãs", diz João Jorge sobre visita do presidente do Benim à Bahia
Bahia

Vídeo: "É o encontro de duas cidades irmãs", diz João Jorge sobre visita do presidente do Benim à Bahia

Presidente da República do Benim chega ao estado na data em que se comemora o Dia Mundial da África

Por Laiz Menezes , Giovanna Araújo
Ás

Atualizado
Vídeo: "É o encontro de duas cidades irmãs", diz João Jorge sobre visita do presidente do Benim à Bahia

Foto: Farol da Bahia

BRASÍLIA -- Patrice Talon, presidente da República do Benim, chegará à Bahia no próximo sábado (25), data em que se comemora o Dia Mundial da África. Para o presidente da Fundação Palmares, João Jorge, a visita representa um marco para Salvador, que é cidade mais negra fora da África. 

"É o encontro de duas cidades irmãs, Ouidah e Salvador, Benim e Bahia. Isso é muito bom para a alma brasileira", afirmou João Jorge em entrevista ao Farol da Bahia. 

O baiano também ressaltou que, durante a visita, o presidente do Benim abordará a liberação da cidadania beninense aos brasileiros afrodescendentes: "é óbvio que os baianos descendentes de Benim devem estar todos felizes, porque vai ser uma possibilidade de ter um passaporte do Benim, ser cidadão, encontrar nossa família do outro lado", disse. 

Em Salvador, Patrice Talon conhecerá a Casa do Benin, museu administrado pela Fundação Gregório de Mattos, além de outros espaços culturais da cidade. O presidente ainda será prestigiado com títulos e honrarias na Câmara Municipal de Salvador.

Visita oficial 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da República do Benim, Patrice Talon, em visita oficial a Brasília nesta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto, em Brasília. 

No encontro, os dois líderes trataram do estreitamento das relações bilaterais, assim como das do Brasil com o continente africano, e participaram de uma cerimônia de assinatura de atos. O presidente Lula ofereceu, ainda, um almoço em homenagem a Talon no Palácio Itamaraty.

Veja declaração: 

 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário