• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: 'Eleição não se ganha, se toma', diz Barroso em imagens que circulam nas redes sociais

Vídeo: 'Eleição não se ganha, se toma', diz Barroso em imagens que circulam nas redes sociais

Segundo o presidente do TSE, ele teria repetido a frase de uma história que ouviu sobre as eleições de Roraima

Por Da Redação
Ás

Vídeo: 'Eleição não se ganha, se toma', diz Barroso em imagens que circulam nas redes sociais

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, esteve em um dos assuntos mais comentados do Twitter na última quarta-feira (11), acompanhado da #EleicaoNaoseVenceSeToma. A hashtag foi tirada de um vídeo, que foi gravado no dia 9 de junho, mas viralizou nas redes sociais nos últimos dois dias.  

Nas imagens, Barroso aparece dizendo "eleição não se vence, se toma", no qual aparece rindo e em seguida pergunta se a equipe presente se câmera estava "com som". A frase e o vídeo foram repercutidos nas redes sociais e chegou a ser mencionado pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Após viralizar negativamente, Barroso emitiu um nota e explicou que o trecho citado por ele fazia referência ao "tempo do voto impresso" em Roraima e enfatizou que a história foi "distorcida". 

O ministro pontuou que foi uma situação narrada pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos), em 8 de junho deste ano, no qual ele disse que ganhou as eleições em seu Estado por duas vezes, mas que "as eleições lhe foram tomadas" e que essa fraude ocorreu no tempo em que os votos eram impressos. “Daí a origem da frase ‘Eleição em Roraima não se ganha, se toma’. O senador esclareceu que assim se passava no tempo do voto impresso. E acrescentou que, com a implantação do voto eletrônico, não puderam fraudar a eleição e ele finalmente obteve a vaga”, diz nota. 

Barroso explicou então, que no dia seguinte, em conversa com parlamentares na Câmara dos Deputados, ele teria repetido a história. Segundo ele, no vídeo que circula nas redes sociais tiraram a palavra "Roraima". 

Leia a nota na íntegra:

“No dia 8 de junho de 2021, o Ministro Luís Roberto Barroso atendeu, no TSE, um grupo de parlamentares, entre os quais o Senador por Roraima Mecias de Jesus e seu filho, o Deputado Jhonatan de Jesus. Na ocasião, o Senador narrou ao Ministro que por duas vezes ganhara eleições em seu estado, mas que “as eleições lhe foram tomadas”. Daí a origem da frase “Eleição em Roraima não se ganha, se toma”. O Senador esclareceu que assim se passava no tempo do voto impresso. E acrescentou que, com a implantação do voto eletrônico, não puderam fraudar a eleição e ele finalmente obteve a vaga.

Ao comparecer à Câmara dos Deputados, no dia seguinte, em conversa com parlamentares, o Ministro narrou a história que ouviu do Senador Mecias de Jesus e repetiu a passagem que a resumia: “Eleição em Roraima não se ganha, se toma”. Na frase que dá título ao vídeo que circulou, suprimiram a palavra Roraima, que o Ministro claramente pronunciou, e tiraram a fala do contexto, que era a situação da votação em Roraima ao tempo do voto de papel, antes da implantação das urnas eletrônicas.

Logo após a divulgação do vídeo, o Deputado Jhonatan de Jesus telefonou ao Ministro Barroso, relembrou o episódio e gentilmente se prontificou a esclarecer a história do vídeo distorcido.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário