Vídeo: Em Camaçari, mais de 160 funcionários são resgatados em situação de trabalho escravo na obra da BYD
Situação foi alertada à empresa e ao Jinjiang Group
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Uma força-tarefa resgatou nesta segunda-feira (23) 163 funcionários que estavam em condições análoga à escravidão, onde é realizada a fábrica da montadora Build Your Dreams (BYD) em Camaçari, região metropolitana de Salvador (RMS).
Os alojamentos e a construção foram fechados. Todos os funcionários salvos são chineses. A situação foi alertada à empresa e ao Jinjiang Group, uma das empreiteiras contratadas para efetuar a obra.
Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, uma parte dos resgatados continua em um alojamento e o outro grupo foi enviado para um hotel, mas não poderão trabalhar e terão os contratos de trabalho rescindidos.
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (23), representantes do MPT, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) abordaram as condições encontradas no canteiro de obras.
Eram quatro alojamentos em Camaçari, sendo um banheiro destinado a 31 pessoas, os trabalhadores eram forçados a acordar às 4h para fazer uma fila e conseguir se organizar para ir ao trabalho às 5h30. As condições de higiene eram raras.
A situação encontrada no primeiro alojamento, foi de pessoas dormindo em camas sem colchões, sem armários, para guardar objetos pessoais, que ficavam juntos com materiais de alimentação.
A fiscalização diz que o segundo alojamento, feito para os soldadores, tinha condições precárias. Ainda que tivesse um material sobre as camas, estes eram apenas revestimentos de 3cm de espessura, pouco para proporcionar condições mínimas de uso, sendo que algumas camas sequer contavam com esse revestimento.
Além disso, os banheiros eram insuficientes, não eram separados por sexo, não tinha assento sanitários apropriados e apresentavam condições precárias de higiene. A falta de local apropriado para lavagem de roupas levava os trabalhadores a pegar os próprios banheiros para esta função.
Confira mais no vídeo abaixo: