Vídeo: Em Cuba, manifestantes pedem por liberdade e fim da ditadura
Diante da pior crise nos ultimos 30 anoa, população decidiu ir as ruas
Foto: Reprodução
Manifestantes foram às ruas em Cuba sob os gritos de "liberdade" e "abaixo a ditadura" no último domingo (11). O agravamento da pandemia da Covid-19 e a situação econômica, considerada a pior em 30 anos, influenciaram as marchas ocorridas na capital Havana e em outras cidades. Moradores também informaram cortes de eletricidade na ilha, bem prejudicada pela diminuição do turismo.
De acordo com o governo cubano, a mobilização é de setores ligados aos Estados Unidos, que possuem interesse em desestabilizar o país.
Divulgado nas redes sociais, os protestos tiveram início de forma espontânea pela manhã. Um fato incomum no país governado pelo Partido Comunista, onde as únicas movimentações permitidas costumam pertencer ao partido. As informações foram divulgadas pela Agência France Presse.
Entoando principalmente "Pátria e vida", e também "Abaixo a ditadura", além de "Não temos medo", milhares de manifestantes foram as ruas de San Antonio de los Baños, uma pequena cidade de 50 mil habitantes a aproximadamente 30 km da capital Havana.
"Liberdade", era o que diziam outras centenas de pessoas em Malecón, na costa de Havana.
Outros protestos foram divulgados e transmitidos ao vivo através do Facebook e Twitter, em todo país, onde a internet móvel só chegou na região no fim de 2018.
Confira mais no vídeo abaixo: