Vídeo: Em meio ao surto do metanol, polícia encontra 20 mil garrafas em depósito clandestino em Mogi das Cruzes
Funcionários foram pegos fazendo a higienização dos recipientes para reutilização

Foto: Reprodução/Redes sociais
As equipes da Seccional de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, encontraram ao menos 20 mil garrafas localizadas em um depósito clandestino, com os funcionários flagrados fazendo a higienização dos recipientes para reutilização. O caso foi deflagrado em uma operação nesta quinta-feira (2), em meio ao surto de episódios de intoxicação por metanol.
• Notificações por suspeita de metanol aumentam para 53 em SP
Os policiais encontraram um galpão que funcionava como um depósito não autorizado de vasilhames de bebidas alcoólicas. Com os frascos organizados por marca, os agentes flagraram os funcionários fazendo o procedimento de higienização, o que sugere o preparo para uma nova composição e possível comercialização.
Conforme o depoimento do proprietário, as garrafas seriam remetidas para Passa Quatro, cidade de Minas Gerais. Segundo a polícia, haveria novo envase no local de forma irregular.
Aumento de casos de intoxicação por metanol
Até o balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (3) pela Secretaria Estadual da Saúde, o número de notificações suspeitas de intoxicação por metanol subiu de 45 para 53 no estado de São Paulo. Uma morte foi confirmada até então, em decorrência do consumo de bebida adulterada, enquanto outras cinco seguem em investigação. O crescimento se refere ao número de casos sob apuração.
Já a Bahia ainda não registrou casos de intoxicação por metanol, segundo informado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), também nesta quinta-feira (2). Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador afirmou que está monitorando a situação de forma rigorosa, por meio da Vigilância Sanitária e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
• Bahia não registrou nenhum caso de intoxicação por metanol até o momento, afirma Sesab
O que é o metanol?
É um álcool utilizado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, considerado altamente perigoso ao ser ingerido. De início, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também poderá causar insuficiência pulmonar e renal.
Confira o vídeo abaixo: