Vídeo: "Emprestamos vinte e dois milhões", diz Bruno Reis sobre CredSalvador
Segunda edição do programa, que destina crédito para microempreendedores de Salvador, foi lançado nesta terça (12)
Foto: Farol da Bahia
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou, nesta quarta-feira (12), que a primeira edição do CredSalvador destinou R$22 milhões em créditos para pequenos e microempreendedores na capital baiana. A declaração foi dada durante o evento de lançamento da segunda etapa do programa, no bairro do Comércio.
“A primeira fase [do CredSalvador] era dez milhões. Com o sucesso, nós, de imediato, aumentamos para vinte [milhões], já emprestamos vinte e dois [milhões], porque dois que já foram pagos das parcelas nós fomos emprestando. Então, nós chegamos a atender sete mil e seiscentas pessoas em nossa cidade,” afirmou.
Bruno disse ainda que a maioria dos beneficiados pelo programa são pessoas negras e pequenos comerciantes que atuam no mercado informal, como ambulantes e feirantes. Além disso, ele ressaltou que, nessa nova etapa, o CredSalvador dará um bônus de 20% para mulheres.
“Mulher tem um bônus de 20%, que na primeira etapa era 10%. Mas o principal destaque dessa segunda etapa do programa, é quem pagar em dia, não vai pagar um real sequer de juros. Então, portanto, é um crédito rápido, fácil, que não tem a burocracia dos bancos convencionais” acrescentou o prefeito.
Na sua segunda edição, o CredSalvador destinará R$10 milhões para apoiar microempreendedores locais. Em entrevista ao Farol da Bahia, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Paes, explicou que o programa terá algumas mudanças visando garantir a efetividade da aplicação dos recursos emprestados e a capacidade dos empreendedores em girar seus negócios.
“A gente vai exigir que o empreendedor tenha passado por alguma qualificação empreendedora do município ou dos parceiros. Ele vai pegar o recurso também em duas fases. Ele vai pegar a primeira parte do recurso, aí ele comprova que utilizou aquele recurso no negócio e aí ele recebe a segunda fase do programa ou a segunda fase do financiamento,” afirmou.
Confira mais no vídeo abaixo: