Vídeo: “Está pertinho de ganhar um dia nacional”, afirma Secretário de Cultura sobre Axé Music
Projeto deverá ser votado na próxima terça-feira (17)

Foto: Farol da Bahia
O secretário de cultura, Bruno Monteiro, falou sobre o projeto de o Axé Music ganhar um dia nacional, no evento promovido pelo Governo do Estado para tratar sobre o Carnaval da Bahia, no Teatro Irdeb, nesta sexta-feira (14).
Bruno declarou que o projeto de lei criado pela deputada Lindice da Mata (PSB) pretende criar um dia nacional para o Axé Music, em homenagem aos 40 anos do ritmo e será votado na Câmara na próxima terça-feira (17).
“Depois, vamos dar um jeito de votar logo no Senado, para o presidente Lula sancionar. Já pensamos a gente, antes do carnaval, ter esse marco de celebração, mais uma comemoração aí para a história dos 40 anos do Axé Music” afirmou o secretário de cultura sobre as expectativas dele.
O Governado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também falou sobre a importância dos 40 anos do Axé Music para a cultura baiana e ressaltou as obras dos artistas baianos nessa data especial. “Posso destacar aqui o pôr do sol, dirigido por Daniela Mercury, uma homenagem a esse movimento de música tão forte, que é o Axé Music. E, portanto, quero me dirigir a todos os artistas que construíram esse movimento, parabenizar pelos 40 anos de resistência de um estilo totalmente baiano” concluiu.
Em 2025, o estilo de música baiano, Axé, completa 40 anos. O estilo musical é símbolo cultural e de resistência na Bahia, sobretudo no Carnaval de Salvador, que ficou muito famoso na década de 1990.
O Axé surgiu em Salvador, em meados dos anos 1980, o movimento teve como precedentes Luiz Caldas e Sarajane, ao gravarem as dançantes Fricote e A roda, respectivamente. Lançadas às vésperas do carnaval baiano, ambas se transformaram em grandes sucessos.
Confira mais no vídeo abaixo: