• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vídeo: "Estou aqui presente representando essa cultura que abrange uma instância enorme", diz Nadinho do Congo

Vídeo: "Estou aqui presente representando essa cultura que abrange uma instância enorme", diz Nadinho do Congo

Patrice Talon participa de um encontro com o governador Jerônimo Rodrigues nesta sexta (24)

Por Da Redação
Ás

Vídeo: "Estou aqui presente representando essa cultura que abrange uma instância enorme", diz Nadinho do Congo

Foto: Farol da Bahia

O fundador do Afoxé Filhos do Congo, Nadinho do Congo, celebrou a presença do presidente do Benim, Patrice Talon, na Bahia. Em entrevista ao Farol da Bahia, Nadinho expressou satisfação pelo convite feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, destacando a importância da visita para a cultura afro-brasileira.

""Estou aqui presente representando essa cultura que abrange uma instância enorme. O Afoxé nasce aqui na Bahia como preservação, que sai de dentro dos axés, dentro do candomblé, e vai pra rua como uma brincadeira, mas a brincadeira era real, era justamente tratar da cultura de matriz africana que era perseguida pela elite, perseguida pela polícia. Então, os doqueiros aprendem a ir pra rua tocar nos atabaques e cantando, fazendo a festa na rua pra mostrar que a preservação da religiosidade do candomblé não era um bicho de 7 cabeças e sim uma alegria para fazer com que as pessoas conhecessem a originalidade da nossa cultura. Então hoje nós estamos com a condição de mostrar a cultura do Afoxé, especificamente como nós mostramos o Afoxé Filhos do Congo, um dos mais velhos Afoxé da Bahia, que nasce na primeira geração no meado do século 19 e a segunda geração vem da década de 40, 46 a 49 e a terceira geração nasce na Baixa do Curuzu, que sou eu o responsável a criação da terceira geração para fazer com que esse Afoxé tivesse a marca de história da Bahia e ampliasse os conhecimentos", disse. 

Nadinho também destacou a criação da Rota Afro-Congo no maior bairro da América Latina, um espaço de orientação e recepção para turistas de todo o mundo. Ele enfatizou a colaboração com a BahiaTursa para promover a cultura de matriz africana. "Estamos aqui com o governador Jerônimo e toda a Secretaria de Cultura e Turismo para ampliar essa cultura e abraçar nossos irmãos do continente africano e outros," afirmou.

Nadinho expressou gratidão pelo convite da equipe do governador e reforçou o compromisso com a preservação cultural estabelecida pela Lei 10.639. "Estamos satisfeitos com o carinho especial de ser convidados pelo governador e sua equipe, e continuaremos a promover e defender a cultura afoxé," concluiu.

Nesta sexta-feira (24), Patrice Talon participa de um encontro com o governador Jerônimo Rodrigues. Durante a reunião, serão anunciadas ações de parceria entre a Bahia e o Benim, reforçando os laços culturais e econômicos entre as duas regiões.

Veja o vídeo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário