Vídeo: ex-delegado 'inimigo do PCC' é executado a tiros de fuzil
Polícia e guarda civil seguem em investigação para encontrar os autores do crime

Foto: Polícia Civil de São Paulo/Divulgação
O ex-delegado-geral da Polícia Civil paulista Ruy Ferraz Fontes, 64, foi executado a tiros de fuzil na noite de segunda-feira (15), em Praia Grande, na Baixada Santista. Delegado aposentado, ele atuava como secretário da Administração do município paulista.
Imagens mostram o momento em que homens fortemente armados descem e alvejam o veículo em que estava o ex-delegado-geral, que tentou fugir da perseguição.
Conhecido pelo enfrentamento ao Primeiro Comando da Capital (PCC), a morte de Fontes pode estar ligada à sua atuação enquanto delegado. Sua equipe indiciou todos os líderes da facção criminosa no início dos anos 2000 por formação de quadrilha. Por conta disso, os criminosos foram mandados para RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) no CRP (Centro de Readaptação Penitenciária) de Presidente Bernardes, inaugurado em abril de 2002.
Foi Fontes também quem divulgou os primeiros organogramas do PCC, com Marcola, Cesinha e Geleião no topo. Fontes, durante muitos anos, recebeu ameaças de morte de integrantes do crime organizado. Além disso, o ex-delegado também prendeu mulheres de líderes do PCC, como Aurinete Carlos Félix, casada com César Roriz Silva, o Cesinha, e Petronilha de Carvalho, esposa de José Márcio Felício, o Geleião, ambos fundadores do PCC e já mortos.
Ruy Ferraz Fontes foi jurado de morte após líderes da facção serem transferidos de presídio, segundo revelou o Ministério Público de São Paulo em 2019. Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, e outras 15 lideranças da cúpula do PCC cumpriam pena em Presidente Venceslau (SP) quando veio a ordem de transferência para o sistema federal, o que desagradou o comando. Desde então, a liderança nunca retornou ao estado.
Não se sabe ainda se a facção tem relação com a morte do ex-delegado-geral. Até o momento, nenhum suspeito foi preso. A polícia e a Guarda Civil seguem em investigação para encontrar os autores do crime.
Confira o vídeo abaixo: