Vídeo: falha em freio faz ônibus atingir 10 veículos e causar incêndio em prédio no RS
Acidente aconteceu no dia 3 de outubro, no município de Porto Alegre

Foto: Reprodução
Investigações do Instituto-Geral de Perícias (IGP) identificaram a possível causa de um acidente envolvendo um ônibus, que transportava 55 adolescentes e duas acompanhantes, e ao menos dez veículos, na segunda-feira (3), no município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Câmeras de segurança instaladas no local do acidente registraram o momento em que o ônibus de turismo desce uma rua desgovernado, atinge os veículos, começa a pegar fogo e transfere as chamas para um prédio no Centro Histórico de Porto Alegre.
Enquanto o incêndio se inicia, passageiros descem do ônibus e devido ao espaço limitado, alguns precisam pular sobre carros estacionado para conseguir fugir. A Secretaria de Saúde de Porto Alegre informou que ao menos 12 pessoas precisaram de atendimento médico, apesar disso, o Corpo de Bombeiros relatou que ninguém ficou gravemente ferido.
A empresa de responsável pelo ônibus informou, por meio de uma nota, que "todas as medidas cabíveis foram adotadas para garantir segurança, apoio e acolhimento aos passageiros". [Confira ao final da matéria]
Em depoimento a polícia, o condutor explicou que teria parado veículo na Rua Espírito Santo porque teria atingido fios de luz. O homem afirmou que puxou o freio de mão ao descer do ônibus, mas isso não foi suficiente para impedir que o transporte descesse a rua.
Os donos dos veículos atingidos pelo ônibus devem ser indenizados e o advogado do proprietário do ônibus afirmou que está realizando todos os levantamentos e que todos os atingidos serão ressarcidos.
Falha no freio do ônibus teria causado o acidente
Durante as investigações, um laudo técnico elaborado pelo IGP constatou que uma falha no freio do ônibus seria a "única hipótese tecnicamente possível" para o que aconteceu. O IGP detalhou que o caso foi agravado por uma falha mecânica na válvula pneumática localizada junto à alavanca de acionamento do freio de estacionamento.
Segundo o IGP, foi verificado "desgaste acentuado no pino rolete das sapatas de freio de cada roda do eixo de tração", e isso "pode reduzir a eficiência do sistema de frenagem, tanto do freio de serviço quanto do freio de estacionamento".
Além dos desgastes identificados, o laudo também aponta que o veículo tinha mais que o dobro do peso permitido pela legislação para circular pela região do Centro Histórico: pesava cerca de 25 toneladas, incluindo os pesos dos 57 passageiros, mas o limite permitido pela área onde circulava é de 12 toneladas.
Como foi constatado que o caso não configura falha humana, o motorista não deve ser indiciado, mas pode ser responsabilizado por lesão corporal culposa, pois ele estava habilitado e não estava embriagado.
Confira nota da empresa responsável pelo ônibus na íntegra:
"Nota Oficial
A Vitor Mattes F. Viagens e Turismo LTDA vem, por meio desta nota, manifestar-se sobre o acidente ocorrido no dia 03 de outubro de 2025, na cidade de Porto Alegre (RS), envolvendo um de seus veículos durante uma viagem escolar.
Em que pese a gravidade dos fatos a empresa expressa seu profundo alívio e gratidão pelo fato de que nenhuma pessoa sofreu ferimentos graves. A integridade física e emocional dos passageiros, em especial dos estudantes, sempre foi e continuará sendo nossa prioridade absoluta.
Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a direção da empresa acionou imediatamente sua equipe jurídica e de gestão, que se deslocou até o local para acompanhar pessoalmente as autoridades competentes — incluindo a Polícia Civil, EPTC, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e representantes da escola envolvida. Todas as medidas cabíveis foram adotadas para garantir segurança, apoio e acolhimento aos passageiros.
A empresa também disponibilizou suporte psicológico aos menores e familiares, além de providenciar o transporte de retorno dos alunos em total segurança, com o apoio e a solidariedade de instituições locais, em especial da ACM Porto Alegre, a quem registramos nossos sinceros agradecimentos.
Reiteramos que a Mattes Viagens e Turismo é uma empresa sólida, reconhecida pela seriedade, cumprimento de normas e manutenção rigorosa de seus veículos e licenças.
Jamais havia ocorrido um acidente dessa natureza em toda a sua história, e por isso a empresa está colaborando integralmente com as autoridades na apuração das causas do ocorrido, aguardando os resultados oficiais das investigações para esclarecer, com transparência, todos os fatos.
Por fim, a Mattes Viagens e Turismo reafirma seu comprometimento com a segurança, responsabilidade e respeito à comunidade, colocando-se à disposição de todos os envolvidos e agradecendo pelas inúmeras manifestações de apoio, solidariedade e compreensão recebidas desde o ocorrido.
Vacaria (RS), 04 de outubro de 2025.
Vitor Mattes F. Viagens e Turismo LTDA"
Confira vídeo:


