• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: ‘Falta vontade política’ para resolver altos índices de pobreza e violência, diz Silvio Humberto 

Vídeo: ‘Falta vontade política’ para resolver altos índices de pobreza e violência, diz Silvio Humberto 

Vereador aponta necessidade prefeitura fazer planejamento para romper ‘ciclo vicioso da pobreza’ em Salvador

Por Ane Catarine Lima, Laiz Menezes
Ás

Vídeo: ‘Falta vontade política’ para resolver altos índices de pobreza e violência, diz Silvio Humberto 

Foto: Farol da Bahia

Em crítica à gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil), o vereador Silvio Humberto (PSB) apontou uma falta de “vontade política” para fazer um planejamento que consiga superar os altos índices de pobreza, desemprego e violência em Salvador. A declaração foi feita ao Farol da Bahia nesta quarta-feira (3). 

A fala do vereador acontece após a divulgação de uma pesquisa do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). O estudo mostra que Salvador chega a ter 10 vezes mais pessoas abaixo da linha da pobreza em relação a outras capitais do país. Além disso, em 2021, a cidade teve a segunda maior taxa de homicídios, ficando atrás apenas de Macapá (AP). 

“Infelizmente, os dados que são apresentados pelo instituto são a triste realidade da nossa cidade, que se mantém esse ciclo vicioso da pobreza, que não avança nos indicadores sociais. Salvador tem a pior renda per capita entre as capitais. Nós somos a quarta ou a quinta em termos populacionais e essa chamada gestão de excelência não conseguiu enfrentar adequadamente isso”, declarou o vereador. 

Silvio Humberto também citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, ano em que a capital do Ceará, Fortaleza, passou Salvador, pela primeira vez desde 2002, como a cidade com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste. 

“O que observamos é que Salvador já perdeu o PIB para Fortaleza, e vem sendo ‘ameaçado’ por Recife. Então, esses indicadores retratam a falta de um planejamento adequado, esse planejamento que é pautado pelo presenteísmo, então você confunde o dia seguinte com o dia de amanhã”, apontou. 

“Está faltando na nossa cidade, para enfrentar esses tristes números, é vontade política no sentido de entender que você construir um planejamento que de fato venha a entender que a palavra de ordem tem que ser dignidade. Para ter uma ideia, na educação, apenas 3% das escolas daqui são em tempo integral, e olhe lá como é que é trabalhado esse tempo integral, porque há inúmeras queixas em relação a essa educação em tempo integral”, finalizou o político. 

Na manhã desta quarta (3), questionado sobre o assunto pelo Farol da Bahia em entrevista coletiva, Bruno Reis minimizou a veracidade do levantamento realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis. Na ocasião, o gestor municipal elevou o tom e argumentou que o PT, que governa a Bahia há mais de 16 anos, também deve ser responsabilizado.

Veja o vídeo do vereador: 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário