Vídeo: foguete de empresa japonesa explode segundos após decolagem
Foguete Kairos levava satélite experimental do governo

Foto: Divulgação/Space One
Um pequeno foguete de combustível sólido feito pela Space One do Japão, denominado Kairos, explodiu 5 segundos após seu lançamento inaugural na quarta-feira (13), enquanto a empresa tentava se tornar a primeira companhia japonesa a colocar um satélite em órbita.
O revés para a Space One e para a indústria de foguetes no Japão acontece enquanto o governo e investidores aumentam o apoio ao setor em meio a um aumento na segurança nacional e à demanda crescente por satélites comerciais.
O foguete de 18 metros explodiu, deixando para trás uma grande nuvem de fumaça, um incêndio, fragmentos do foguete e sprays de água de combate a incêndio perto da plataforma de lançamento, na ponta da península montanhosa de Kii, no oeste do Japão, visíveis em transmissões ao vivo da mídia local.
“O foguete encerrou o voo ao julgar que seria difícil alcançar sua missão”, disse o presidente da empresa, Masakazu Toyoda.
A Space One não especificou o que desencadeou a autodestruição após a ignição do motor da primeira fase – nem quando a empresa lançaria o próximo Kairos – apenas prometendo uma investigação sobre a explosão.
A empresa afirmou que o lançamento é altamente automatizado, exigindo apenas cerca de uma dúzia de funcionários em terra, e que o foguete se autodestrói quando detecta erros em sua trajetória de voo, velocidade ou sistema de controle que possam causar um acidente que coloque em perigo pessoas no solo.
“Não usamos a palavra ‘fracasso’, porque cada tentativa nos traz … novos dados e experiência para outro desafio”, disse Toyoda em uma coletiva de imprensa.
Não houve feridos perto da plataforma de lançamento, e o fogo foi extinto, disse Shuhei Kishimoto, governador da prefeitura de Wakayama, a repórteres.
O Kairos carregava um satélite experimental do governo que pode temporariamente substituir satélites de inteligência em órbita se eles ficarem offline.
A Space One havia planejado o lançamento para sábado, mas adiou após um navio entrar na área marítima restrita nas proximidades.
Veja o vídeo: