Vídeo: "Foi a necessidade que fez com que o JusBrasil viesse a existir", diz Luiz Paulo Pinho
Cofundador do JusBrasil foi o convidado do episódio do podcast "No Farol", da FB Comunicação
Foto: Farol da Bahia
O cofundador do JusBrasil, Luiz Paulo Pinho, foi o convidado do episódio desta quinta-feira (29) do podcast “No Farol”, produção da FB Comunicação. Durante a conversa, ele explicou que a ideia do projeto surgiu a partir da necessidade de criar um buscador profundo de internet.
“Eu costumo dizer que o melhor tempero é a fome, e basicamente foi exatamente isso que aconteceu, foi a necessidade que terminou provocando com que o JusBrasil viesse a existir. O projeto se iniciou, na verdade, quando a gente se uniu lá atrás, em 2005, e a ideia inicialmente era montar um buscador de internet profunda. E a gente montou esse projeto, ele veio à tona, ele surgiu em 2005”, disse.
“A gente chegou a galgar o prêmio de melhor alternativa de busca ao Google, só que o que aconteceu no final das contas foi que esse processo trouxe um aprendizado muito bacana para a gente, porque a gente realmente montou um buscador de internet, então a gente entendeu como é que esse buscador funcionava”, acrescentou.
Pinho explicou ainda que um dos diferenciais do JusBrasil no seu lançamento foi se especializar no SEO (Search Engine Optimization). O SEO é um conjunto de estratégias e técnicas que visam otimizar um site para que apareça nos primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa, como o Google.
“A gente conseguiu se especializar muito nessa arte que chama SEO. E com esse conhecimento, a gente conseguiu fazer com que o JusBrasil crescesse sem a necessidade de investimentos em publicidade. Essa foi nossa grande expertise quando o JusBrasil foi fundado”, afirmou.
O episódio completo do programa, que é apresentado por Alessandra Bastos e Camila de Jesus, está disponível no canal do YouTube da FB Comunicação.
Veja um trecho do episódio abaixo: