• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: formigas tanajuras são encontradas mortas na faixa de areia de praia no ES
Brasil

Vídeo: formigas tanajuras são encontradas mortas na faixa de areia de praia no ES

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz, o evento etá ligado ao período reprodutivo da espécie, somado à entrada de vento leste na costa

Por Da Redação
Ás

Vídeo: formigas tanajuras são encontradas mortas na faixa de areia de praia no ES

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Diversas formigas tanajuras foram encontradas mortas por banhistas na areia da praia da Barra do Sahy, em Aracruz, no norte do Espírito Santo, na terça-feira (15). 

Em um vídeo gravado no local é possível ver toda a faixa de areia tomada pelos insetos. Segundo os banhistas, também tinham formigas mortas no mar.

"Olha o tanto de tanajura morta na praia, não é pouca não! Milhares. E o mar está trazendo mais ainda. Tá assim em toda a praia. Só aqui na minha mão deve ter umas milhares. Galera que gosta de comer tanajura, tá até temperada já, só jogar na frigideira", disse o homem que registrou as imagens.

As tanajuras são da espécie saúva , que não são nocivas aos seres humanos. Em algumas culturas, são usadas como alimento. 

A Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (Semam) informou que o evento está ligado ao período reprodutivo da espécie, somado à entrada de vento leste na costa.

"A tanajura, comum no município, realiza no início do período chuvoso o voo nupcial no qual o macho, após a cópula, acaba morrendo de fome e exaustão. Inclusive, a comunidade local tem a cultura de fazer farofa de tanajura, uma iguaria consumida por muitos", pontuou a prefeitura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.