Vídeo: Hamilton Mourão admite que Exército negociou com o CV para recuperar armas desviadas
A fala ocorreu durante a CPI do Crime Organizado na última terça-feira (16).

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) admitiu, na terça-feira (16), que o Exército Brasileiro negociou com o Comando Vermelho (CV) a recuperação de armas desviadas.
A fala ocorreu durante a escuta do ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, na Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime Organizado (CPI do Crime Organizado), do qual o parlamentar é vice-presidente.
Mourão detalhou que em 2023 a Inteligência do Exército descobriu que parte dos armamentos que estavam no arsenal de Barueri, já em fase de desfazimento, foram desviados para integrantes do CV na comunidade da Rocinha.
Como forma de evitar uma operação de alta letalidade na localidade, a instituição acabou negociando com os criminosos a recuperação das armas.
“No final das contas, é aquela história: em troca de não haver uma operação que resultasse em alto grau de letalidade, se teve que entabular uma negociação tipo aquela ‘Você entrega o armamento ou nós vamos cercar isso aqui e você vai ficar sem o seu ganha-pão durante uma porção de tempo’. Foi mais ou menos nesse estilo. É lamentável? É lamentável”, disse.


