Vídeo: 'Houve mau uso do dinheiro', diz Onyx Lorenzoni sobre dinheiro da União enviado aos estados
Ministro também disse que "não tem nenhum temor" com a CPI da Covid
Foto: Reprodução
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, comentou nesta quinta-feira (15), sobre a condução dos governadores e prefeitos diante da pandemia e a utilização dos recursos enviados pelo Governo Federal, o que, segundo ele, é resultado das diversas operações da Polícia Federal.
"Dinheiro não faltou. Tanto é que você tem cinco operações da Polícia Federal em vários estados e capitais brasileiras. Por que? Por mau uso do dinheiro mandado pelo Governo Federal. Quem é que executou isso? Ou foram governadores, ou foram seus auxiliares, ou foram os prefeitos e seus auxiliares", disse Lorenzoni em entrevista à CNN Brasil.
Lorenzoni também falou sobre a instalação da CPI da Covid-19 no Senado e voltou a criticar as ações do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a autonomia dos governadores e prefeitos em meio à pandemia da covid-19.
Na fala, Onyx classificou os gestores estaduais e municipais como "reizinhos" e "imperadores".
"Não tem nenhum temor. O governo sabe o que fez, fez com competência. O Brasil é o país que conduziu, de maneira mais equilibrada, o processo. Se o STF não tivesse tirado do presidente a condição de poder fazer a gestão do enfrentamento da pandemia, nós não teríamos os "reizinhos" nas cidades, nós não teríamos os "imperadores" dos estados, que hoje batem em cidadãos e cidadãs de bem, que prendem pessoas que querem trabalhar, que retiram o direito dessas pessoas de poderem levar o pão", pontuou.