• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vídeo: imagens mostram péssimas condições de trabalho em fábrica da BYD em Camaçari; montadora chinesa é investigada pelo Ministério Público do Trabalho
Bahia

Vídeo: imagens mostram péssimas condições de trabalho em fábrica da BYD em Camaçari; montadora chinesa é investigada pelo Ministério Público do Trabalho

MPT abriu inquérito com o intuito de apurar denúncia anônima sobre risco de saúde e segurança dos trabalhadores que atuam na construção

Por Da Redação
Ás

Vídeo: imagens mostram péssimas condições de trabalho em fábrica da BYD em Camaçari; montadora chinesa é investigada pelo Ministério Público do Trabalho

Foto: Reprodução/g1

A empresa chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo, é investigada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) após denúncia anônima de funcionários por péssimas condições de trabalho, durante as obras de construção da primeira fábrica da montadora, no polo de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Fotos e vídeos no canteiro de obras foram integradas à investigação do MPT, as imagens mostram as situações precárias em que os trabalhadores são mantidos. Os funcionários realizam refeições coletivas que são servidas em coolers e baldes, além de precisarem utilizar banheiros sujos e com pias entupidas.

Em um vídeo divulgado, é possível ver um trabalhador com aparente dificuldade em carregar dois baldes de cimento, em outra filmagem é registrado o momento em que um funcionário está descansando no chão da obra.

No dia 11 de novembro, o MPT realizou uma inspeção na montadora, a ação foi movida 12 dias após o recebimento da denúncia anônima. O órgão informou que além da BYD, outras três empresas terceirizadas contratadas para prestação de serviço no local são investigadas. Não foi informado se a inspeção flagrou alguma irregularidade trabalhista.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodriguez (PT), a CEO da BYD para as Américas e Europa, Stella Li, o vice-presidente sênior da montadora no Brasil, Alexandre Baldy, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) estiveram no canteiro na segunda-feira (2). Na ocasião, os representantes da empresa apresentaram os avanços da obra e comentaram sobre as acusações.

Durante uma coletiva, o vice-presidente sênior da empresa garantiu que não será aceitado qualquer situação de desrespeito à relação entre pessoas e disse que em caso de infrações, os responsáveis terão os vistos cancelados e voltarão para a China, país de origem da montadora. Não existe a confirmação de se os operários são asiáticos.

Jerônimo Rodrigues se posicionou sobre o caso e relatou que confia na BYD. Ele disse que o governo do estado vai defender as leis trabalhistas e que estará disponível para resolver qualquer denúncia apresentada.

Andamento da investigação

Na quinta-feira, 28 de novembro, o MPT divulgou que está reunindo informações e caso as apurações confirmem a denúncia, uma proposta de ajuste de conduta ou ação judicial será lançada contra as empresas envolvidas.

Cópias dos contratos de trabalho, vistos de trabalho para os estrangeiros que atuam na obra, e planos de prevenção de acidentes e de saúde ocupacional foram solicitados pelo MPT para serem analisados na investigação.

O MPT ainda declara que Bernardo Guimarães, procurador responsável pelo inquérito, pode designar uma nova inspeção, por conta dos "relatos de violência física" que surgiram nos último dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário