• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: Influenciadora compartilha rotina com seletividade alimentar de filha autista e levanta debate nas redes sociais

Vídeo: Influenciadora compartilha rotina com seletividade alimentar de filha autista e levanta debate nas redes sociais

Bruna Venturi rebateu as criticas que recebeu de internautas

Por Da Redação
Às

Atualizado
Vídeo: Influenciadora compartilha rotina com seletividade alimentar de filha autista e levanta debate nas redes sociais

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A influenciadora Bruna Venturi, que compartilha nas redes sociais a sua rotina sendo mãe de uma criança com autismo, publicou em seu Instagram um relato de uma situação envolvendo a rigidez cognitiva e a seletividade alimentar de sua filha, Liara, de 4 anos.

Na publicação, Bruna conta que a menina, sempre que vai à padaria, costuma pedir um prato específico: pão de queijo com suco de laranja. No entanto, a criança possui uma forma específica de comer o lanche. Liara reparte todos os pães em pedaços pequenos e os amontoa no prato.

Na publicação, a menina se mostra desconfortável com o tamanho do prato, a cobertura do bolo nos morangos e o formato da comida no prato.

"Ela só queria começar a comer se tudo estivesse perfeito como ela planejou... Ela não consegue se explicar muito bem e então acaba ficando nervosa", explicou Bruna.

Na legenda da publicação, a influenciadora rebateu os comentários criticando a maneira como ela lidou com a situação. "Não faço todas as vontades da minha filha, mas depois de ver esses comentários PODRES eu penso que deveria começar fazer todas as vontades dela sim, porque as pessoas, como essas que fizeram os comentários são PODRES, e infelizmente essa é a sociedade que ela vai viver, mas aqui dentro de casa ela tem AMOR, sempre vai ter… o mundo é ruim, mas a mãe dela não é", pontuou.

"Muitos comentários PODRES, vindo de pessoas PODRES, que julgam a vida inteira de uma criança por um vídeo de 1 minuto… Pessoas literalmente mal amadas, cheias de traumas que ficam furiosas quando veem uma criança acolhida e amada, claramente ferindo sua criança interior porque nunca foram assim acolhidas ou amadas", complementou.

Seletividade alimentar

A seletividade alimentar em pessoas com autismo é quando a criança ou adulto apresenta preferências muito restritas por certos alimentos e recusa sistematicamente outros, mesmo que sejam saudáveis ou necessários para uma dieta equilibrada. Esse comportamento vai além da “birra” comum na infância e está relacionado a características sensoriais e comportamentais do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Principais características:

  • Preferência por texturas específicas: por exemplo, apenas alimentos crocantes ou apenas macios.

  • Resistência a cores ou cheiros: recusa alimentos por aparência ou cheiro, mesmo que nunca tenham causado problema antes.

  • Rotina rígida: insistência em comer sempre os mesmos alimentos ou na mesma ordem.

  • Sensibilidade sensorial: alguns sabores, temperaturas ou consistências podem ser muito desagradáveis para a pessoa com autismo.

Possíveis causas:

  1. Hipersensibilidade sensorial: o autista pode perceber sabores, cheiros, texturas ou cores de forma mais intensa.

  2. Rotinas e previsibilidade: preferir alimentos “conhecidos” ajuda a reduzir a ansiedade.

  3. Dificuldades motoras ou de mastigação: podem limitar o tipo de alimento que a pessoa consegue ingerir.

VEJA TAMBÉM:

Confira a publicação:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário