Vídeo: Israel bombardeia Ministério da Defesa da Síria em Damasco
Bombardeio marca terceira noite de ataques israelenses em território sírio

Foto: Reprodução
O Ministério da Defesa da Síria foi atingido por um bombardeio das Forças Armadas de Israel nesta quarta-feira (16), em Damasco. De acordo com os militares israelenses, a ofensiva foi uma reação aos embates entre soldados sírios e a minoria drusa na região sul do país.
Segundo imagens divulgadas por TVs locais, o momento do ataque ao ministério foi registrado ao vivo. O governo sírio informou que uma pessoa morreu e outras 28 ficaram feridas no bombardeio.
Em nota, o Exército de Israel afirmou que “atingiram o portão de entrada do complexo do quartel-general militar do regime sírio” e declarou que continuará “a monitorar os acontecimentos e as ações tomadas contra os civis drusos no sul da Síria”.
Além de Damasco, a cidade de Sweida, de maioria drusa, também foi alvo de bombardeios. A região tem sido palco de conflitos entre tropas sírias, combatentes drusos e homens armados beduínos, apesar de tentativas de cessar-fogo. Após os ataques israelenses, o líder druso Sheikh Yousef anunciou um novo acordo de trégua com o governo sírio, que teria entrado em vigor imediatamente.
A escalada de violência ocorre em um momento de tensões diplomáticas, com os Estados Unidos pedindo que Israel interrompa os ataques. Conforme revelou o site Axios, o enviado especial dos EUA à Síria, Tom Barrack, solicitou diretamente ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que suspenda as operações no território sírio. Apesar do pedido, as Forças Armadas de Israel indicaram que seguirão com a ofensiva.
“As Forças de Israel continuam monitorando os acontecimentos e as ações do regime contra civis drusos no sul da Síria. Seguindo as diretrizes da cúpula política, estão realizando ataques na área e permanecem preparadas para diversos cenários”, informou o comunicado do Exército israelense.
A ofensiva marca o terceiro dia consecutivo de bombardeios israelenses em solo sírio, aprofundando o quadro de instabilidade no Oriente Médio.
Confira o momento do bombardeio: