Vídeo: jovem denuncia espera por transplante e critica celeridade para procedimento em Faustão
Homem aguarda um rim novo
Foto: Reprodução
Um jovem denuncia espera de dois anos por transplante de rim e critica celeridade para o procedimento realizado em Faustão Silva. Em vídeo que viralizou na internet, o homem questiona como o apresentador conseguiu o procedimento.
"Nunca me vitimizei do meu problema aí. Nunca fui de falar, não gosto também. Acho que esse é o primeiro vídeo que eu tô fazendo, porque é revoltante. Eu nem ia fazer, mas eu falei 'vou fazer porque é muita sacanagem’", diz o homem no início do vídeo.
O rapaz, que não se identifica, mostra a sonda instalada em sua barriga e o local onde mora.
"Tem um cano na barriga, tem dois anos esperando um rim. Aí veio o Faustão com três dias e transplanta. Não falo nem por mim, que tô dois, onde eu faço tratamento, eu sou mais novo. E é essa aqui, minha vida é essa aqui ó, não trabalho mais, certo? Essa aqui é minha vida, entro nove da noite, saio às seis da manhã todo dia, certo? E aí tamo na fila, né? Dizem que existe uma fila do SUS que diz que é pra todos, mas acredito que não é, acho que o Faustão é melhor que a gente, né? Porque você com três dias conseguiu um rim e com dezesseis dias conseguiu um coração, ele deve ser melhor que a gente de alguma forma, né?", questiona.
"E é isso aí. Fora as outras crianças que é mais nova que eu, que tem 8 anos que tá lá, como é que ele explica isso aí? Como é que ele conseguiu fazer essa façanha de com três dias conseguiu um rim, que até agora não sei, tá aqui ó, um cano na barriga, todo fod***, parei minha vida já tem dois anos, e tamo aí. E esse aí que é o Brasil que a gente tem, né, onde quem pode chora menos, onde que o dinheiro manda, e esse aí, nós que é pobre só se f***. E aí as pessoas que tá lá na frente falam que a gente tem que ter paciência que a nossa hora vai chegar.", conclui.
Após repercussão, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, emitiu uma nota, na última terça-feira (27), afirmando que por ter sido submetido a um transplante de coração há 6 meses, tinha prioridade para realizar o procedimento.
Leia a íntegra da nota:
“A Central de Transplantes do Estado de São Paulo informa que o paciente F.S. foi inserido na fila para transplante em 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira (26), cumprindo os critérios de priorização. F.S. encontrava-se como 13º na lista para o procedimento.
“De acordo com a Resolução Estadual SS 06 de 2019, são critérios de priorização: a) impossibilidade total de acesso para diálise, b) pós-transplante de outro órgão, c) pós-doação renal. Já os critérios de classificação de receptores potenciais para fins de transplante de rim são: compatibilidade HLA (genética), compatibilidade ABO (sanguínea), priorização e idade do doador.”
Veja o vídeo: